Primeira mulher presidente do BNDES fala sobre sua carreira e escolhas

Da academia às cadeiras mais altas de grandes organizações brasileiras, entenda o que faz da economista Maria Silva Bastos uma figura tão marcante

Maria Silvia Bastos é uma renomada administradora e executiva brasileira. Durante a trajetória, ocupou altos cargos em instituições públicas como a Companhia Siderúrgica Nacional, a Secretaria Municipal da Fazenda do Rio de Janeiro e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES. Também se aventurou no setor privado, sempre com atuações marcantes.

“Eu não sou movida a posição e nem a poder. Eu sou movida a fazer. Eu gosto de fazer, de entregar, de mudar a realidade”, afirma ela.

“Eu várias comecei de novo, embora meu planejamento inicial tenha sido ser acadêmica. Foi para isso que eu me preparei.” E o que fez a executiva mudar desse rumo inicial? Um convite para trabalhar no governo Collor, especificamente em uma secretaria que estava sendo criada, de Política Econômica.

“O primeiro titular [da Secretaria de Política Econômica] foi o Antônio Kandir”, conta Maria Silvia, “meu nome e o do meu marido na época, que é pai dos meus filhos, Sérgio Werlang, foram levados ao Kandir pelo pessoal da PUC, que eu conhecia muito. Ele nos convidou para trabalhar, tanto o Sérgio quanto eu, mesmo sem a gente se conhecer pessoalmente, para o Sérgio ser a pessoa responsável pela área de política monetária e eu pela área externa.”

E esse não foi o único convite que Maria Silvia recebeu de governantes. Na realidade, com frequência, esteve bem próxima de momentos muito importantes para a economia do Brasil, uma grande particularidade que ela pontua sobre sua trajetória.

Em uma conversa exclusiva com o Na Prática, ela contou sobre suas principais decisões de carreira. Da academia às cadeiras mais altas de grandes organizações brasileiras, entenda no podcast abaixo o que faz da economista uma figura tão marcante.

Podcast “Da vida acadêmica a ser a primeira presidente mulher em vários lugares (Maria Silvia Bastos fala sobre como tudo se conecta)”:

Este artigo foi originalmente publicado pelo Na Prática, portal da Fundação Estudar.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.