O que fins de semana revelam sobre satisfação no trabalho

Efeito do fim de semana na vida de profissionais foi monitorado ao longo de 4 anos por pesquisadores. Veja o que eles perceberam

São Paulo – Sábados e domingos são os únicos dias divertidos da sua semana? Um estudo recente feito por pesquisadores americanos do National Bureau of Economic Research investigou cientificamente os efeitos do fim de semana – e da sua espera ao longo dos dias úteis – nas emoções dos trabalhadores americanos.

A pesquisa corrobora a intuitiva ligação entre a vontade incessante dos trabalhadores pelo fim de semana e insatisfação no trabalho – e com o próprio chefe.

Ao longo de quatro anos os pesquisadores entrevistaram quase 2 milhões de norte-americanos sobre suas respectivas emoções durante a semana e nos dias de repouso. Como era esperado, níveis de estresse caem para a maioria durante a folga semanal e sensação de alegria sobe, o que os pesquisadores chamam de “efeito fim de semana”.

Mas, para quem trabalha em um local saudável e considera os superiores como parceiros de equipe, o tal efeito “fim de semana” não é percebido – principalmente se a vida social é mantida nos dias comerciais.

Segundo os responsáveis pelo estudo, se o dia a dia do funcionário é positivo, de maneira geral, a espera para ficar longe do trabalho é muito menor, assim como a variação nas emoções entre os dias de folga e de expediente.

O presidente da Volvo Cars no Brasil, Luis Rezende, é um dos que não deixam a semana só para o trabalho. Sempre que ele pode, cozinha e vai para a terapia. Além de focar em sua própria qualidade de vida, ele procura manter um local de trabalho saudável e com benefícios sociais.

Toda a sua equipe é liberada sexta-feira na hora do almoço, frutas e café são distribuídos à vontade durante o dia e até um professor de inglês particular fica à disposição de todos em período integral – inclusive para os estagiários. “Nós valorizamos muito a família e a vida pessoal de cada um”, diz. “Eu procuro ser inspirador e facilitador com o meu time. Só assim eu cobro resultados”. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.