Acompanhe:
seloCarreira

Estes 10 cargos estão em alta e têm salários de até 30 mil reais

Confira quais são os gerentes, diretores e especialistas mais buscados pelas empresas no 1º semestre, segundo a Michael Page

Modo escuro

Continua após a publicidade
Dinheiro: salários que passam de 700 mil reais por ano (Uelder-ferreira/Thinkstock)

Dinheiro: salários que passam de 700 mil reais por ano (Uelder-ferreira/Thinkstock)

C
Camila Pati

Publicado em 10 de agosto de 2017 às, 06h00.

Última atualização em 10 de agosto de 2017 às, 06h00.

São Paulo – Gerentes, diretores, gestores e especialistas estão sendo mais procurados nas áreas de vendas, TI, marketing, farmacêutica/saúde e finanças, segundo levantamento da Michael Page, líder mundial em recrutamento executivo de média e alta gerência.

Nesses setores, diz Ricardo Basaglia diretor executivo da Michael Page, a retomada já começou e ele aponta para um novo cenário de cargos e carreiras em alta.

“Quando há crise, é natural que haja cortes e diminuição no número de oportunidades, mas quando o mercado volta a contratar nunca retorna do mesmo jeito, seja porque a empresa que cortou aprendeu a ser mais eficiente seja pela evolução das suas necessidades”, diz Basaglia.

Assim, carreiras relativamente novas como marketing digital, ciência de dados e inteligência de negócios ganham força. “Por outro lado, posições antigas estão sendo extintas. Gerentes de marketing off-line têm cada vez menos espaço, por exemplo”, diz o executivo.

Se antigamente a presença no mundo digital era um diferencial, há algum tempo se tornou necessidade. “Quem não está presente no mundo digital perde competitividade”, afirma.

Em relação à diversidade de oportunidades, o setor que mais se destaca é farmacêutico e de saúde.  Fusões e aquisições recentes explicam a maior movimentação.

Mas de maneira geral, o tom das contratações é o de se preparar para encarar a demanda de mercado esperada para 2018 e 2019. Confira quais são as apostas das empresas:

Vendas 

Cargo: Head of Sales – Gerente Comercial 

Área de atuação:  empresas de tecnologia - cybersecurity

O que faz: faz o contato e cuida da relação com os principais canais de distribuição e integradores de soluções.

Perfil da vaga: é preciso ter experiência no segmento de tecnologia, vendas indiretas (por meio de canais) e com sólido relacionamento com alto escalão.

Salário: de 16 mil reais a 22 mil reais.

Percentual de aumento na demanda por esse profissional no 1º semestre: 21%

Motivo para alta em 2017: mercado em franca expansão devido à carência no Brasil desse tipo de segurança.

 

Cargo: Gerente comercial /gerente de novos negócios / business development manager.

Área de atuação: indústria química

O que faz: Buscar novas frentes de negócio e novas aplicações, principalmente nos mercados que começam a reagir positivamente à crise ou que não sofreram impacto como farmacêutico/cosméticos, agronegócio, embalagens e etc.

Perfil da vaga: Atuação consultiva, background técnico essencial e foco em desenvolvimento de mercado.

Salário: de 12 mil reais a 18 mil reais

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: 20% 

Motivo para alta em 2017: retomada da indústria e investimento das empresas nas áreas de negócios/frente comercial. 

Marketing

Cargo: Gerente de marketing de performance

Área de atuação:  empresas de tecnologia e de serviços em geral

O que faz: análise de viabilidade dos canais de comunicação da empresa, atuando com ferramentas de marketing digital.

Perfil da vaga: Experiência em SEM (Seach Engine Marketing) e todas as variáveis digitais.

Salário: de 14 mil reais a 18 mil reais

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: 19%

Motivo para alta em 2017: Mercado de digital cresce com abandono do modelo tradicional de marketing. 

TI 

Cargo:  Head (líder) de inteligência de negócios (BI- business intelligence) e Big Data.

O que faz: gestão e análise de dados para trazer eficiência e rentabilidade, e também obter insights que contribuam com a expansão dos negócios.

Perfil:  para essa posição que é relativamente nova no mercado, as empresas priorizam candidatos com experiência em liderança de projetos de BI e Big Data.

Salário: de 20 mil reais a 30 mil reais.

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: a posição é nova na Michael Page

Motivo para alta em 2017: são profissionais imprescindíveis para a competitividade das empresas, e já são requisitados antes de tomadas de decisão, sobretudo para trazer informações qualitativas, métricas, indicadores e as variáveis de risco ao negócio. 

 

Cargo: Cientista de dados

O que faz: “garimpa”, analisa e percebe tendências em dados para trazer soluções para problemas da empresa e insights para o negócio.

Perfil: formação em grande parte ligada à área de exatas: matemática, ciências da computação, análise de sistemas, estatística, física.

Salário: de 12 mil reais a 15 mil reais

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: a posição é nova na Michael Page

Motivo em alta 2017: empresas estão desenvolvendo suas áreas de inteligência de mercado, CRM (customer relationship marketing) / DBM (Database Marketing), análise de dados estruturados e não estruturados. Área digital está se consolidando e tecnologia já está diretamente presente no negócio das empresas.  

Farmacêutico/ Saúde 

Cargo: gerente comercial – promoção à saúde

Área de atuação:  empresas de saúde e serviços

O que faz: faz o contato com empresas para promoção a saúde de seus funcionários, com foco em redução de sinistro e absenteísmo. 

Perfil da vaga: Conhecimento sobre projetos de promoção de saúde e gerenciamento de pacientes crônicos, importante ter experiência em análise de risco, formação técnica em saúde é solicitada.

Salário: de 12 mil reais a 25 mil reais.

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: 20%

Motivo para alta em 2017: Mercado de saúde está em fase de profissionalização. Há entrada de investimento no setor, fundos de investimentos estão se interessando cada vez mais pelo segmento, e a abertura de capital (para investimento ou venda) possibilita estas mudanças. A busca de qualidade de vida e redução de custos corporativos são fatores importantes na tomada de decisão.

 

Cargo: Diretor/ gerente geral – Hospital /Clínicas

Área de atuação: saúde

O que faz: gestão geral da unidade de negócios (hospital ou clínicas). Faz desde prospecção de novos clientes posicionamento no mercado até a gestão da operação (revisão de processos assistenciais, segurança do paciente, qualidade de atendimento, certificação e acreditação). Também é responsável pela parte estratégica do negócio (expansão, perfil de mercado, novos negócios).

Perfil da vaga:  é preciso ter conhecimento sobre o mercado de serviços em saúde em geral, especialização em administração hospitalar. Formação técnica em saúde tem sido considerada um diferencial. Capacidade analítica e foco em processos são características importantes.

Salário: de 17 mil reais a 28 mil reais

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: 30%

Motivo para alta em 2017: Oxigenação pós crise e melhoria de qualidade, são os principais motivos. O aumento da profissionalização no setor e da redução de custos no mercado possibilitou aumento de concorrência. O cliente está mais exigente em relação a qualidade.

 

Cargo: Gerente de acesso

Área de atuação:  indústria farmacêutica e empresas de dispositivos médicos.

O que faz: seu objetivo é minimizar barreiras de acesso dos pacientes de instituições públicas e privadas a produtos da empresa. Faz padronização e vendas de produtos no mercado hospitalar e incorporação de produtos estratégicos nas operadoras de saúde.

Perfil da vaga: é preciso ter conhecimento técnico sobre os produtos, domínio de políticas públicas e privadas. Ter um perfil com boa habilidade de relacionamento é fundamental

Salário: de 18 mil reais a 28 mil reais

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: 17%

Motivo para alta em 2017: Interesse das indústrias de penetração e estabelecimento no mercado (tanto o público como também o privado).

Cargo: MSL (Medical Science Liaison).

Área de atuação:  indústria farmacêutica e de dispositivos médicos, geralmente multinacionais.

O que faz: Mapeia e dá suporte aos médicos líderes de opinião. Promove o conhecimento científico faz a ponte entre médicos e a indústria. Desenvolve e ministra treinamentos internos e externos. Também dá apoio para a área vendas.

Perfil da vaga: formação na área da saúde e com conhecimento científico. É um profissional que transita entre o mercado corporativo e o acadêmico. 

Salário: de 12 mil reais a 15,5 mil reais

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: 25%

Motivo para alta em 2017:  é um profissional que tem uma participação grande no desenvolvimento e introdução de novos produtos ao mercado.   

Serviços Financeiros 

Cargo: Gestor de marketing digital

Área de atuação:  empresas de serviços financeiros

O que faz: elabora, executa, acompanha e apura resultados de plano geral de marketing para plataformas digitais, como internet e mobile.

Perfil da vaga: Conhecimento sobre técnicas de marketing digital o que inclui mecanismos de buscas, redes sociais, campanhas e branding em plataformas digitais.

Salário: de 10 mil reais a 15 mil reais

Percentual de aumento no semestre: 50%

Motivo para alta em 2017: Mercado de serviços financeiros está se “digitalizando”, o que justifica o crescimento das “fintechs”. O consumidor já está mais habituado com as ferramentas de tecnologia e com uma experiência de consumo mais inovadora.

 

Últimas Notícias

Ver mais
Pretensão Salarial: o que é, como definir e o que colocar no currículo
seloCarreira

Pretensão Salarial: o que é, como definir e o que colocar no currículo

Há 16 horas

Quer trabalhar de qualquer lugar do mundo? Veja as vagas home office desta semana
seloCarreira

Quer trabalhar de qualquer lugar do mundo? Veja as vagas home office desta semana

Há uma semana

Departamento Pessoal (DP): o que é, como funciona, funções
seloCarreira

Departamento Pessoal (DP): o que é, como funciona, funções

Há um mês

CPA-10: o que é? Como ter a certificação Anbima? Vale a pena?
seloGuia de Investimentos

CPA-10: o que é? Como ter a certificação Anbima? Vale a pena?

Há um mês

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais