Está faltando criatividade? Estas dicas podem ajudar

"Nem todo mundo é inovador no trabalho", escreve Sofia Esteves, da Cia. de Talentos. Ela indica como melhorar a criatividade

Qualquer bom profissional busca ter sucesso na carreira. Isso pode significar trabalhando numa determinada empresa, ocupar uma posição específica ou até criando o seu próprio negócio. O caminho para a evolução no ambiente corporativo vai sempre depender de diversas variáveis, mas é preciso definir os objetivos e treinar o pensamento criativo para que a inovação aconteça.

Nem todo mundo é inovador no trabalho, mas uma dica importante é investir em conhecimento e aprendizado, estar em constante movimento, gerando valor para a empresa e adquirindo competências essenciais para a evolução pessoal na carreira. Portanto, inovar está intimamente ligado no “pensar fora da caixa”, pois a pessoa inovadora busca conhecer assuntos de diversas áreas, de diversos segmentos e estar “antenado” as novas tendências.

E qual empresa não está de olho em profissionais criativos e inovadores? Todas! Pessoas desse tipo geralmente são proativas, colaboram com a equipe, são positivas e sempre focam em formas de se resolver uma questão sem examinar o grau de dificuldade que ela apresenta, pois buscam soluções para contribuir com os processos de trabalho e com os resultados do negócio.

A boa notícia é que a criatividade pode ser trabalhada e adquirida. Vou dar algumas dicas fáceis de ser cultivadas e desenvolvidas:

Sonhe: projete ideias que futuramente poderão se tornar realidade. Crie o hábito de visualizar, projetar seus sonhos e metas. A partir de então, passe a lutar por eles. Deseja evoluir na carreira? Então dê o primeiro passo e mãos à obra!

Sinta: amplie a sensibilidade para perceber os acontecimentos em sua volta. Esteja atento aos mínimos detalhes e procure tomar as atitudes corretas. Passe a ouvir mais e a filtrar as informações. Com isso, você aumenta a sua percepção de identificar falhas e resolver conflitos que estão se iniciando, evitando prejuízos futuros.

Arrisque e faça acontecer: não basta apenas sonhar. Acredite em si mesmo e tenha a convicção que é capaz. É com atitudes ousadas que alcançamos resultados incríveis. Invista em novas habilidades e busque constantemente a criatividade no trabalho!

Transforme: para ser inovador é necessário ser diferente, ousado, fugir do comum. Para isso, é fundamental ser líder de si mesmo, buscar o autoconhecimento e ter disciplina. Defina metas e persista, sendo um agente de transformação dentro e fora da organização. Pense fora da caixa e experimente o quão motivador é ser uma pessoa inovadora!

É importante ter em mente: gerencie o presente, esqueça o passado e crie o futuro. Se necessário for, abandone práticas, hábitos, atividades e atitudes que não deram certo ou que precisam ser revistas. Estar aberto ao aprendizado é estar disposto a viver novas experimentações e evoluir na carreira! O desafio é descobrir quais são as ideias nas quais vale a pena apostar, que podem alavancar sua trajetória profissional! Aí é com você, certo?

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.