Carreira

ESG Executive Program: EXAME Academy lança curso rápido inspirado em metodologia de Harvard

Com aulas baseadas em estudos de casos reais do mercado, o objetivo do programa é promover trocas profundas sobre o tema com algumas das maiores referências em ESG do país

ESG Executive Program: proposta é levar aos alunos cases do mercado que são referência na área de ESG para promover debates, networking e trocas ricas de conteúdo (Getty Images/Getty Images)

ESG Executive Program: proposta é levar aos alunos cases do mercado que são referência na área de ESG para promover debates, networking e trocas ricas de conteúdo (Getty Images/Getty Images)

Isabel Rocha
Isabel Rocha

Jornalista

Publicado em 27 de março de 2023 às 08h10.

Última atualização em 27 de março de 2023 às 18h18.

Ciente do crescente interesse de empresas e profissionais pela construção de negócios ambiental e socialmente mais responsáveis, a EXAME Academy, braço educacional da EXAME, vem aumentando a oferta de cursos relacionados à área em sua plataforma. E acaba de anunciar a chegada de mais um produto inovador em seu portfólio: o ESG Executive Program.

Inspirado nos programas educacionais da Universidade de Harvard, o programa é construído com base em estudos de casos reais do mercado e voltado para executivos, gestores e profissionais que já trabalham com ESG ou gestão de responsabilidade social corporativa.

“Baseado na minha experiência em Harvard, as aulas com esse formato são uma das formas mais efetivas de aprender, porque provocam e colocam o aluno em uma situação real de dilema do negócio, que não é fácil de resolver. Isso tira a gente da zona de conforto para pensar efetivamente no ecossistema que a empresa se encontra para tomar as melhores decisões pensando em questões ambientais, sociais e na saúde financeira da organização”, explica Heloísa Jardim, advisor de pesquisa de Harvard e que acaba de assumir o posto de diretora da EXAME Academy. Ela também estará entre os speakers do programa.

Assim, ao apresentar aos alunos cases do mercado que são referência na área de ESG, a ideia é promover debates, networking e trocas ricas de conteúdo que ajudem a entender como aplicar as diretrizes ESG na prática. Para a Head de ESG da EXAME, Renata Faber, o novo modelo é uma forma de fomentar o ecossistema ESG nas empresas brasileiras.

"Todas as empresas estão tentando avançar nessa agenda em diferentes estágios e, ao trazer estudos de caso, damos a oportunidade de as pessoas aprenderem com que já passou por esse dilema. Além disso, a discussão gerada durante as aulas traz novos pontos de vista e, portanto, uma nova perspectiva de solução dos problemas", afirma a executiva.

Aproveite essa oportunidade única! Mergulhe em cases práticos de ESG e aplique os aprendizados na sua empresa

Como funciona o ESG Executive Program?

O programa será composto de 11 encontros, com cerca de 2 horas de duração cada, totalizando uma carga horária total de 20 horas. As aulas serão virtuais e em grupo e acontecerão todas as segundas e quartas-feiras, entre 8 de maio e 12 de junho.

Ao todo, serão analisados nove estudos de caso de grandes players do mercado, cada um preparado por um especialista no tema em questão dentro das seguintes temáticas:

BUSINESS CASES PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

  • Como transformar desafios em oportunidades
  • Quais são os benefícios da agenda ESG
  • O mercado financeiro na área ESG

AMBIENTAL

  • Uso sustentável de recursos e resíduos

SOCIAL

  • Causando impacto social
  • Impacto real nas comunidades

GOVERNANÇA

  • Governança na prática
  • Gestão de cadeias de fornecedores

A ideia é que as aulas sejam dinâmicas e participativas. Para isso, os alunos receberão todas as informações sobre os cases que serão trabalhados com antecedência e, durante os encontros, serão separados em grupos para debater cada caso.

Ao final de cada aula, os grupos apresentarão suas conclusões ao restante da turma e ao especialista convidado, que também dividirá suas experiências na área e responderá possíveis dúvidas dos alunos.

A equipe de ESG da EXAME também irá selecionar cinco cases dos próprios alunos que quiserem participar para levar ao último encontro da turma. O melhor deles será premiado com um troféu e uma matéria exclusiva publicada na revista EXAME.

ESG Executive Program: faça aqui a sua aplicação!

Para garantir que os participantes tirem o melhor proveito do conteúdo apresentado e dos momentos de mentoria, a imersão terá um número limitado de vagas – e as inscrições serão sujeitas a análise e aprovação. Para garantir um melhor aproveitamento do conteúdo, as vagas são limitadas e a aplicação é sujeita a análise e aprovação. Saiba mais aqui.

* Este conteúdo é apresentado por EXAME Academy

Acompanhe tudo sobre:SustentabilidadeCursosbranded marketing

Mais de Carreira

Gráfico da felicidade mostra pico aos 30 e aos 70 anos; entenda

7 profissões para quem gosta de vinho

Você se dá bem com seus amigos? Amizades são importantes para a longevidade, apontam estudos

Quer trabalhar com marketing digital, mas não sabe por onde começar? Aqui está o caminho

Mais na Exame