Carreira

Como escolher a trilha certa para uma carreira em inovação

Você quer transformar interesse em carreira? Confira o passo a passo para ganhar salários de 4 mil reais em até 90 dias, segundo Edtech da área de inovação

Inovação: as perguntas certas podem mudar o plano de ação para quem quer se tornar um profissional inovador (patpitchaya/Getty Images)

Inovação: as perguntas certas podem mudar o plano de ação para quem quer se tornar um profissional inovador (patpitchaya/Getty Images)

Future Dojo
Future Dojo

Future Dojo - Conteúdo Promocional

Publicado em 28 de abril de 2023 às 13h53.

Você se interessa por inovação mas está perdido sobre como iniciar sua carreira ou como crescer dentro dessa área? Não se preocupe, você não está sozinho. Muitas pessoas compreendem a teoria da inovação, mas têm dificuldade em colocá-la em prática e em encontrar os caminhos para se destacar em um mercado cada vez mais concorrido.

Mas calma, não é impossível! A boa notícia é que pesquisas indicam que existem 6 habilidades cruciais que são comuns entre os profissionais mais bem sucedidos na área de inovação. E o melhor: é possível aprender essas habilidades e alcançar um salário inicial de R$4 mil em até 90 dias.

Continue lendo até o final para entender melhor sobre essas habilidades e como você pode fazer para acelerar sua carreira nos próximos 3 meses.

Quais os benefícios de trabalhar com inovação

Antes de falar como construir uma carreira de sucesso, você precisa entender porque fazer isso. É comprovado que você consegue chegar ao final de uma ação/desejo muito mais rápido quando você sabe o seu “porquê”.

A verdade é que as pessoas são atraídas à inovação pelos mesmos motivos.:

  1. Estabilidade

Além da estabilidade financeira que a inovação traz, a área também passa por um momento de crescimento de demanda. Mas até o momento, existem poucos profissionais qualificados o suficiente para essa função tão importante. Portanto, a estabilidade de carreira enquanto trabalha com novidades (e até alguns riscos) dentro da empresa, atrai bastante as pessoas.

  1. Crescimento exponencial

Inovação é uma área que cresce ano após ano. Segundo o Innovation Survey (pesquisa nacional de ACE Cortex), mais de 70% dos colaboradores de grandes empresas enxergam a inovação como prioridade.

  1. Sensação de transformar o mundo

Inovação é sobre transformar o mundo - e receber à altura por isso. Imagina o prazer de um colaborador da Ambev em falar que participou da criação do Zé Delivery, por exemplo. Ou um estar dentro da Faber Castell apoiando a construção de uma marca de maquiagem. inovação é contar histórias - suas para os outros e das marcas para o mundo.

Mas apesar disso tudo, outra verdade é que as pessoas também passam anos travadas pelos mesmos motivos:

  1. Falta de conhecimento sobre as habilidades necessárias

Muitas pessoas que estão iniciando uma carreira em inovação não têm uma compreensão clara das habilidades necessárias para ter sucesso na área. Isso pode levar a uma falta de confiança e direção, bem como a uma sensação de estar estagnado em suas carreiras.

  1. Dificuldade em se adaptar às mudanças constantes

A inovação está sempre em evolução, e as tendências e tecnologias que eram populares há alguns anos podem rapidamente se tornar obsoletas. O problema é que você encontra poucos conteúdos atualizados por aí, por isso, inovação pode ser um desafio cada vez maior se não tiver as habilidades corretas.

  1. Dificuldade em conseguir uma contratação rápida no mercado

Apesar de ser uma área em crescimento, as empresas ainda são bastante seletivas em relação aos profissionais que contratam, buscando aqueles que possuem as habilidades e experiências certas.

Como aprender as habilidades cruciais para ter sucesso em inovação?

Semana que vem vai acontecer uma oportunidade de ouro para aqueles que têm interesse em inovação. Mas é importante que você fique atento: só continue lendo se você tiver realmente interesse em trabalhar com essa área.

Você já ouviu falar da Future Dojo? É uma escola digital de inovação fruto da parceria entre a ACE (uma das maiores empresas do ramo de inovação do mundo) e a própria Exame.

A Edtech passou os últimos meses pesquisando a fundo o mercado de inovação do Brasil, com apenas um objetivo: mapear o que um profissional deve ter de habilidade para ter sucesso nessa área.

As 6 habilidades de todo inovador de sucesso

Inovação é uma área em constante mudança e, além disso, em cada nicho você vai atuar de forma diferente. Porém, será que existem habilidades em comum dentro dos profissionais de destaque? 

Para conseguir uma resposta mais assertiva a Future Dojo entrevistou as seguintes frentes:

  • RHs da ACE e de algumas empresas focadas em contratação de pessoas.
  • Líderes que estão montando times de atuação na área.
  • Processos seletivos das maiores empresas do mundo.

O resultado? Segundo seu CEO e sócio da ACE, Miguel Nahas, existem 6 habilidades em comum, cruciais para qualquer inovador de sucesso.

Miguel diz que a Future Dojo montou um plano de carreira, baseado nessas habilidades para qualquer pessoa conseguir um cargo de inovação em até 90 dias - mesmo sem experiência ou conhecimento prévio na área.

Mas a melhor parte, é a Future Dojo vai ensinar esse plano pra você de graça. No dia 03 de Maio (próxima Quarta), vai acontecer uma Live, chamada: 

Os 6 passos para uma carreira lucrativa de inovação em 90 dias.

Se você quiser assistir, basta clicar no link abaixo e garantir sua vaga:

Quero um cargo de sucesso em inovação

Acompanhe tudo sobre:Inovaçãocarreira-e-salariosbranded marketing

Mais de Carreira

Qual a diferença entre hard skills e soft skills?

Como estudar para concursos públicos: dicas essenciais para sucesso

10 Dicas para se concentrar na hora de estudar

Como melhorar as habilidades de comunicação no trabalho

Mais na Exame