Precisamos falar sobre o ROI, mas com “I”, de Inovação

A capacidade de transformar ideias em produtos e serviços passíveis de teste e validação é parte fundamental da cultura de inovação

Muitas empresas acreditam que precisam de novas ideias para serem capazes de inovar, mas ignoram que pensamentos sem ações são investimentos sem resultados.

A capacidade de transformar ideias em produtos e serviços passíveis de teste e validação é parte fundamental da cultura de inovação, e a dificuldade de implementação é justamente um dos principais motivos para a morte prematura de novos projetos.

Isso ocorre, muitas vezes, pela indisposição da empresa em realizar o investimento necessário por não enxergar o valor potencial daquela iniciativa, o Retorno que vai obter sobre aquela Inovação.

A solução pode estar na escala. Novos processos? Teste em uma única equipe.

Novos produtos? Ofereça para clientes-teste. Analise os dados, otimize, apresente os resultados, aumente a escala. Comprove a viabilidade (e lucratividade) do seu projeto.

Além disso, a implementação, mesmo que em MVP (Produto Viável Mínimo), vai dar subsídios para convencer que a inovação pretendida vale a pena, principalmente quando houver resistência dentro da empresa.

Pense na última vez que você deu uma ideia na sua empresa. Muito provavelmente a resposta foi uma das opções a seguir: é muito caro; nosso CEO não vai aprovar; o jurídico não vai deixar; não está no orçamento; não achamos que vai funcionar; isso não faz parte do seu trabalho; não é responsabilidade da sua área; não é o nosso core business; e assim por diante.

Mas é difícil discutir com provas concretas do quanto uma inovação pode contribuir. É por isso que implementação deve ser estar acima das ideias.

De nada adianta ter uma cultura inovadora ou abertura para sugestões se nossas ideias são se traduzem em ações concretas que nos ajudem a eliminar a rejeição ao risco.

Numa terra cheia de ideias, a capacidade de implementar é rainha.

*Kayo Medeiros é gerente de Planejamento da FSB Comunicação

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

 

Mais da Bússola:

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.