Bússola
Acompanhe:
Um conteúdo Bússola

Podcast A+: Qual o futuro do futebol com a Lei do Clube-Empresa?

Episódio debate a legislação que institui a Sociedade Anônima do Futebol e as vantagens para os times que aderirem ao modelo

O novo episódio do Podcast A+ traz o debate sobre a Lei do Clube-Empresa (Bússola/Divulgação)

O novo episódio do Podcast A+ traz o debate sobre a Lei do Clube-Empresa (Bússola/Divulgação)

R
Rafael Lisbôa

19 de julho de 2022, 16h08

O novo episódio do Podcast A+ traz o debate promovido pela Bússola sobre a Lei do Clube-Empresa e seus impactos no futuro do futebol brasileiro.

Associações sem fins lucrativos ou empresas de sociedade anônima? A Lei nº 14.193 de 2021, sancionada em agosto, institui a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e prevê incentivos para que clubes, geridos em forma de associação, sejam transformados em empresas.

O novo modelo traz uma série de benefícios aos times tanto na captação, com a atração de recursos financeiros de pessoas físicas, jurídicas e fundos de investimento, quanto na quitação de dívidas, como a alternativa da recuperação judicial. A SAF permite, por exemplo, a emissão de títulos, com a regulação dos clubes pela Comissão de Valores Mobiliários.

Na semana passada, o Congresso derrubou parcialmente os vetos que haviam sido impostos pelo presidente Jair Bolsonaro ao sancionar o projeto. Entre os dispositivos reincorporados à Lei está o que prevê um regime tributário específico para o clube-empresa, com alíquota única de 5% sobre toda a receita nos cinco primeiros anos e 4% a partir do sexto ano. Os parlamentares também retornaram com o acesso aos recursos incentivados pelos times que se transformarem em SAF.

Entre os clubes que já demonstraram interesse em aderir ao modelo da Sociedade Anônima do Futebol está o Cruzeiro, um dos maiores times do país que hoje enfrenta desafio duplo - em campo, na série B do Campeonato Brasileiro; e na reestruturação financeira, com uma dívida de quase R$ 1 bilhão. Há dois meses, o Conselho Deliberativo do Cruzeiro aprovou medida que permite transformar o time mineiro em clube-empresa.

Quais as principais vantagens para o clube que se converter em empresa? E quais os desafios dessa transição? O que esperar do futuro do futebol brasileiro a partir da nova legislação?

Essas e outras questões foram debatidas em uma hora de live no YouTube da Exame. Com mediação do jornalista Rafael Lisbôa, diretor da Bússola, o bate-papo reuniu Leonardo Coelho, sócio-diretor e líder da área de Sportainment da Alvarez & Marsal; Luiz Roberto Ayoub, desembargador aposentado, professor da FGV e sócio no Galdino & Coelho Advogados; e Paulo Assis, CEO do Cruzeiro Esporte Clube.

Escute abaixo o episódio, e ainda pelo Spotify ou Apple Podcasts. A edição é de Guilherme Baldi.

 

 

O Podcast A+ faz parte da plataforma Bússola, uma parceria entre a Revista Exame e o Grupo FSB.

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Mais da Bússola: