Bússola

“Olá, quando serei vacinado”?

Plataforma permite estimar o tempo que você terá que esperar até receber sua imunização, de acordo com sua idade e Estado de residência

Fato ou ilusão, não sabemos. Tudo muda a todo momento. Mas a pergunta sempre fica: “Oi, quando serei vacinado”? (MISTER SHADOW/ASI/Estadão Conteúdo)

Fato ou ilusão, não sabemos. Tudo muda a todo momento. Mas a pergunta sempre fica: “Oi, quando serei vacinado”? (MISTER SHADOW/ASI/Estadão Conteúdo)

KS

Karina Souza

Publicado em 10 de abril de 2021 às 15h53.

Última atualização em 10 de abril de 2021 às 15h54.

Está no Google Trends, nos Trending Topics, em todo lugar. O que as pessoas tem mais buscado nas últimas semanas além de futebol e BBB? Vacina, claro.

Uma nova plataforma (https://quandovouservacinado.vacinacao-covid19.com/) tomou conta das conversas das redes e do WhatsApp nestes dias. O “Quando serei vacinado”? permite estimar o tempo que você terá que esperar até receber sua imunização, de acordo com sua idade e Estado de residência.

O cálculo é realizado pela média dos últimos 7 dias de vacinação em cada Estado. Para os grupos prioritários, leva-se em consideração a estratégia de vacinação contra Influenza/H1N1 de 2020 disponibilizado no DATASUS e o Plano Nacional de Imunização (PNI)

Os números podem mudar diariamente, de acordo com o andamento da aquisição de vacinas ou mudanças estabelecidas pelos governos de todas as esferas (federal, estadual ou municipal). Os dados populacionais são cruzamentos com a base do IBGE.

A ferramenta gerou milhares de conversas e sentimentos: esperança, desespero, medo, ironia. Além de discussões políticas e ideológicas pela divergência de resultados em cada um dos Estados.

A instabilidade em torno do tema nos leva a dúvidas concretas de quando vacinaremos todo o país. Certezas só temos sobre as mortes, cada vez mais próximas de nós.

Fato ou ilusão, não sabemos. Tudo muda a todo momento. Mas a pergunta sempre fica: “Oi, quando serei vacinado”?

*Jaderson Alencar é sócio-diretor de Estratégia da FSB Comunicação

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Acompanhe tudo sobre:Pandemiavacina contra coronavírusVacinas

Mais de Bússola

Opinião: como as marcas usam o encantamento do Natal para criar conexões que emocionam e vendem

Empresa de recompensas aposta no uso de pontos em restaurantes Madero

Opinião: quem é o responsável por fraudes com maquininhas de cartão? Comerciantes ou credenciadoras?

84% dos brasileiros esperam para comprar em liquidações de final de ano, aponta pesquisa