Bússola LIVE – Open Banking: inclusão financeira e autonomia dos clientes

Webinar na quarta, às 12h, debate as vantagens do sistema financeiro aberto e o papel da tecnologia no futuro do modelo bancário brasileiro
 (IAM-photography/Getty Images)
(IAM-photography/Getty Images)
Por BússolaPublicado em 27/09/2021 07:00 | Última atualização em 24/09/2021 19:40Tempo de Leitura: 2 min de leitura

O Banco Central espera terminar 2021 tendo dado início a todas as fases do Open Banking no Brasil. O sistema financeiro aberto permite aos clientes o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições bancárias e ainda a movimentação de suas contas a partir de diversas plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco. Todo esse processo é feito em ambiente integrado e seguro.

A lista de benefícios do novo sistema é, segundo o BC, extensa: maior competitividade entre as instituições, com barateamento de tarifas e oferta de condições mais vantajosas; melhor experiência no uso de produtos e serviços, com soluções ágeis e personalizadas; mais transparência no fluxo de informações; e a inclusão financeira cada vez maior da população.

O Open Banking é um modelo que tem como premissa colocar o consumidor no centro. É ele que tem o controle dos seus dados e das suas finanças. E, nessa busca por mais autonomia e independência para os clientes, a tecnologia tem sido uma grande aliada. As plataformas de investimentos, por exemplo, têm ajudado a democratizar o acesso ao mercado financeiro, atraindo um público cada vez mais diverso.

Com o avanço do Open Banking, como bancos e fintechs têm se preparado e se adaptado ao novo sistema? Quais os ganhos para clientes e instituições? E os principais desafios e oportunidades das próximas fases? Qual o papel da tecnologia no futuro do sistema financeiro?

Essas e outras questões serão debatidas no webinar promovido pela Bússola, na próxima quarta-feira, 29 de setembro, às 12h. Participarão do evento: Marcelo França, CEO da Celcoin; Marcos Boschetti, CEO e cofundador da Nelogica; Guilherme Assis, CEO do Gorila; e Fabio Levi, diretor executivo de Customer Attraction do BTG+. A moderação será feita por Rafael Lisbôa, diretor da Bússola.

Para assistir à live e enviar suas perguntas, inscreva-se aqui!

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Últimas lives: