Acompanhe:

Bússola LIVE – Cena política de 2022: certezas e dúvidas em ano eleitoral

Webinar na 4ª, às 12h, debate os primeiros movimentos e articulações do ano para as eleições de outubro e o impacto da economia e da Covid na disputa

Modo escuro

Continua após a publicidade
A pouco mais de oito meses para o 1º turno das eleições, existem poucas certezas e muitas dúvidas (Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

A pouco mais de oito meses para o 1º turno das eleições, existem poucas certezas e muitas dúvidas (Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

R
Rafael Lisbôa

Publicado em 14 de janeiro de 2022 às, 18h03.

Última atualização em 12 de julho de 2022 às, 13h32.

O que esperar da cena política nacional em 2022? Em menos de nove meses, os brasileiros vão às urnas para escolher quem comandará o país pelos próximos quatro anos. E, mesmo que a campanha comece oficialmente apenas em agosto, a corrida presidencial já começou. Na dianteira estão, segundo as pesquisas, o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Atrás deles aparece um conjunto heterogêneo de nomes que tentam se viabilizar como aposta de 3ª via no confronto entre o lulopetismo e o bolsonarismo. Fazem parte dessa lista o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (Podemos); o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT); o governador de São Paulo (PSDB), João Doria; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD); e a senadora Simonte Tebet (MDB/MS).

O ano mal começou e já é intensa a movimentação de partidos e grupos políticos na negociação de apoios e na costura de alianças eleitorais. Em jogo está não somente a cadeira do Palácio do Planalto, mas as disputas regionais, já que a população também elegerá em outubro governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

Além das articulações políticas, o início de 2022 também tem sido marcado por outros dois temas – saúde e economia – que estarão obrigatoriamente na pauta de candidatos e eleitores. Com a variante ômicron, o mundo vem registrando recordes sucessivos de casos de Covid-19 e a média móvel já chega a quase 3 milhões. No Brasil, registros da doença saltaram 631% em duas semanas e pressionam o sistema de saúde. Dez capitais e 1/3 dos estados já estão na zona de alerta para ocupação de leitos de UTI por Covid.

Janeiro também trouxe números preocupantes para a economia. O Brasil fechou o ano passado com uma inflação de 10,06%, a maior alta desde 2015 e quase o dobro do teto da meta prevista pelo Banco Central. Puxado pelo aumento de preços da energia elétrica, dos combustíveis e alimentos, o índice brasileiro é o 3º maior entre os países do G20, ficando atrás apenas da Argentina e da Turquia. Além da inflação de dois dígitos, a alta taxa de desemprego, que atinge 13 milhões de brasileiros, e a expectativa de baixo crescimento do PIB, que, segundo o BC, não deve ultrapassar 1%, compõem um cenário desafiador.

A pouco mais de oito meses para o 1º turno das eleições, existem poucas certezas e muitas dúvidas. Que tendências apontam as pesquisas mais recentes? Qual será a estratégia dos principais candidatos daqui para a frente? Lula e Bolsonaro conseguirão manter sua vantagem em relação aos demais? Existe espaço para uma candidatura competitiva da chamada 3ª via? Qual vai ser o peso da economia na disputa eleitoral? E como a pandemia vai impactar essa corrida?

Todas essas questões serão debatidas pelos especialistas em análise política do Grupo FSB em webinar especial promovido pela Bússola, na próxima quarta-feira, 19 de janeiro, às 12h. Participarão da live os analistas políticos da FSB Comunicação, Alon Feuerwerker e Marcio de Freitas, e o sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa e da FSB Inteligência, Marcelo Tokarski. A moderação será feita por Rafael Lisbôa, diretor da Bússola.

Para assistir à live e enviar suas perguntas, inscreva-se aqui!

 Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedIn  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Últimas Notícias

Ver mais
Remédios mais caros? Preço de medicamentos subirá até 4,5% a partir de domingo
Economia

Remédios mais caros? Preço de medicamentos subirá até 4,5% a partir de domingo

Há 3 horas

Banco Central projeta crescimento de 1,9% do PIB e inflação de 3,5% em 2024
Economia

Banco Central projeta crescimento de 1,9% do PIB e inflação de 3,5% em 2024

Há um dia

Galípolo: Resiliência no consumo deve persistir com Bolsa Família e queda da inflação
Economia

Galípolo: Resiliência no consumo deve persistir com Bolsa Família e queda da inflação

Há um dia

Houve progressos em prioridades de governo, sobretudo na inflação, diz premiê do Reino Unido
Economia

Houve progressos em prioridades de governo, sobretudo na inflação, diz premiê do Reino Unido

Há 2 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais