Bússola LIVE – Big Data e IA: a força dos algoritmos para os negócios

Webinar na 4ª, 12h, debate o papel estratégico de ferramentas de análise de dados e automação de processos na gestão de empresas de todos os ramos e portes
 (Reprodução/Reprodução)
(Reprodução/Reprodução)
Por BússolaPublicado em 08/04/2022 10:48 | Última atualização em 12/04/2022 12:15Tempo de Leitura: 3 min de leitura

A cada dois anos, o mundo dobra a sua produção de dados. Estudo da International Data Corporation (IDC) estima que em 2025 a quantidade de novas informações geradas por ano deve ultrapassar a marca de 175 zettabytes ou 175 trilhões de gigabytes. Não é à toa que se ouve tanto a expressão “os dados são o novo petróleo”. Mas, diante do seu volume, variedade e complexidade, é cada vez mais desafiador transformar esse conjunto de informações em conhecimento estratégico.

É por isso que as empresas têm investido em soluções de análise de dados que gerem valor ao negócio. Seja qual for o ramo de atividade, o futuro passa pelo Big Data. Com técnicas de modelagem estatística e ciência de dados, é possível identificar padrões de comportamento e consumo, prever cenários e tomar decisões mais eficientes. A automação dos processos, a partir do uso de ferramentas de Advanced Analytics, como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), reduz custos e eleva a produtividade.

Com a digitalização acelerada pela pandemia, migramos de vez para o mundo virtual. As limitações impostas pela Covid-19 nos fizeram produzir, consumir e viver mais on-line. Em todo o planeta, investimentos em transformação digital cresceram 15,5% e a previsão é que uma em cada quatro empresas adote um projeto de IA até 2023, segundo a IDC. Números da Dell Technologies mostram que quase 90% das companhias brasileiras implementaram mudanças tecnológicas após a chegada do coronavírus.

Se nunca se produziram tantos dados e saber interpretá-los se tornou um diferencial competitivo, nunca foi tão importante também garantir a privacidade dessas informações. Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em setembro de 2020, foram definidas regras para proteger as informações pessoais contra o uso inadequado. Daí que o avanço no desenvolvimento de algoritmos capazes de modelar e analisar dados deve vir sempre acompanhado do fortalecimento de mecanismos de transparência e segurança.

Webinar promovido pela Bússola, na próxima quarta-feira, 13 de abril, às 12h, vai debater o papel estratégico do Big Data e da Inteligência Artificial na gestão dos negócios e eficiência dos resultados. Participarão da live: Cristiano Hyppolito, CDO do Grupo DPSP; Gustavo Ioschpe, fundador e CEO da Big Data; e Vinicius Fonseca, CISO da Iteris. A moderação será feita por Rafael Lisbôa, diretor da Bússola.

Para assistir à live e enviar suas perguntas, inscreva-se aqui!

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedIn  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Últimas lives:

Troca-troca nos partidos e governos: a nova fase da corrida eleitoral em abril

Empreendedorismo no Brasil: do sonho do negócio próprio aos desafios da realidade

Páscoa 2022: expectativas doces do mercado