Brasil

Vaquinha para protestos pró-Lula já arrecadou R$ 100 mil

Valor é um terço da meta pretendida para bancar os protestos a favor do ex-presidente em Porto Alegre, mas valores serão arrecadados até fevereiro

Luiz Inácio Lula da Silva durante caravana em Minas Gerais (Ricardo Stuckert/Assessoria Lula/Divulgação)

Luiz Inácio Lula da Silva durante caravana em Minas Gerais (Ricardo Stuckert/Assessoria Lula/Divulgação)

Luiza Calegari

Luiza Calegari

Publicado em 11 de janeiro de 2018 às 11h14.

Última atualização em 11 de janeiro de 2018 às 11h17.

São Paulo - Uma vaquinha promovida pela Frente Brasil Popular do Rio Grande Sul para arrecadar recursos para os protestos a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu os 100 mil reais nesta quinta-feira (11).

Na página, a organização da Frente Brasil Popular explica que o dinheiro será usado para "garantir as condições de infraestrutura para receber as caravanas que virão de diferentes locais do Brasil".

Os protestos serão realizados em 23 e 24 de janeiro (o julgamento de Lula será realizado no dia 24), mas a arrecadação ficará aberta até 10 de fevereiro. A meta é arrecadar 300 mil reais, no total.

O Partido dos Trabalhadores (PT) também está arrecadando recursos para ajudar a financiar as organizações que farão o ato de apoio ao ex-presidente.

O site Com Lula em Porto Alegre não divulga valores, mas registra 554 doações. O valor mínimo de contribuição é de 25 reais.

Histórico

No ano passado, Lula começou a testar o modelo de receber doações de simpatizantes, e conseguiu arrecadar 100 mil reais para custear sua caravana por Minas Gerais, no começo de novembro, segundo o UOL.

Em dezembro, o PT, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) fizeram outra vaquinha, dessa vez no Catarse, e conseguiram arrecadar 261,9 mil reais, pouco mais da metade da meta pretendida (500 mil reais).

Acompanhe tudo sobre:CrowdfundingLuiz Inácio Lula da SilvaPolíticaPorto AlegreProtestos no BrasilPT – Partido dos TrabalhadoresRio Grande do Sul

Mais de Brasil

Marina defende penas mais duras para quem provoca incêndios propositais

Em 12 dias, governo vai bloquear casas de apostas que não solicitaram autorização de funcionamento

JHC tem 72,2% e Rafael Brito, 11%, em Maceió, aponta pesquisa Futura

Terça será de chuvas no Sudeste e no Norte, e Inmet emite alerta para SP; veja previsão