Brasil

TIM passa a cobrir 100% dos municípios do Brasil

A cobertura leva em conta todas as tecnologias disponíveis — 3G, 4G e 5G, sendo o 4G o sinal preponderante

Loja da TIM, operadora que apresenta nesta segunda novas informações sobre a aquisição dos ativos de telefonia móvel da Oi (Alessia Pierdomenico/Bloomberg)

Loja da TIM, operadora que apresenta nesta segunda novas informações sobre a aquisição dos ativos de telefonia móvel da Oi (Alessia Pierdomenico/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de janeiro de 2023 às 16h28.

Última atualização em 4 de janeiro de 2023 às 17h06.

A TIM chegou à marca de 5,57 mil cidades cobertas pela sua rede de telefonia e internet móvel, o que corresponde a 100% dos municípios do País. A cobertura leva em conta todas as tecnologias disponíveis — 3G, 4G e 5G, sendo o 4G o sinal preponderante. Com essa marca, a companhia antecipou em um ano a meta interna de ampliação da cobertura.

A última das 5,57 mil cidades a receber o sinal foi Lagoinha do Piauí (PI), uma localidade que tem apenas 2.656 habitantes no interior do País. Além dela, as últimas da fila foram Água Fria de Goiás (GO), Brazabrantes (GO), Caldazinha (GO), Campo Limpo de Goiás (GO), Ribeirão Cascalheira (MT), Governador Jorge Teixeira (RO), Mirante da Serra (RO), Novo Aripuanã (AM), Silves (AM), Presidente Sarney (MA) e Satubinha (MA).

Cobertura do 5G

A TIM oferece o 4G em 5.268 cidades. No caso do 5G, ele foi ativado em todas as 27 capitais até o momento — conforme exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) — e vai se expandir nos próximos anos.

Para alcançar a meta de cobertura, a operadora avançou na instalação de sites (locais que reúnem antenas e outros apetrechos de transmissão) próprios, além de ter firmado novos acordos de compartilhamento de infraestrutura de rede. A compra de parte dos ativos da Oi Móvel também colaborou com a expansão, levando a companhia a mais 264 cidades, com 16 milhões de potenciais clientes.

A TIM destacou ainda que, ao levar a cobertura para 100% dos municípios, ela se tornou a única empresa privada de serviços a ter presença em todas as cidades do Brasil. "Alcançar essa marca foi resultado do investimento contínuo da operadora com foco nos clientes", afirmou, em nota, o diretor de receitas da TIM, Fabio Avellar.

"Somos agora a primeira operadora a ter presença em 100% dos municípios. Estamos muito felizes em antecipar um de nossos principais compromissos, que é apoiar a digitalização no País", complementou o vice-presidente de Tecnologia da Informação da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, em nota.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:TelefoniaTIM

Mais de Brasil

Manifestantes voltam à Avenida Paulista para ato contra o PL do Aborto

Greve nas universidades federais: o que reivindicam os professores e quais são as ofertas do governo

Enel confirma a Lula investimento de R$ 20 bi para acabar com apagões

Enchentes paralisaram 63% das indústrias gaúchas, revela pesquisa

Mais na Exame