Brasil

Tarcísio assina decreto que autoriza transferir veículo com IPVA em aberto

A medida, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 13, já está em vigor e terá efeito retroativo, com validade desde o dia 1º de janeiro deste ano

Tarcísio de Freitas: texto revoga artigo que determinava a transferência de propriedade de veículos apenas após a quitação integral do imposto (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Tarcísio de Freitas: texto revoga artigo que determinava a transferência de propriedade de veículos apenas após a quitação integral do imposto (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de janeiro de 2023 às 12h28.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assinou na quinta-feira, 12, um decreto que autoriza a transferência de propriedade de veículos mesmo que ainda existam parcelas abertas e a vencer do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA). A medida, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 13, já está em vigor e terá efeito retroativo, com validade desde o dia 1º de janeiro deste ano.

O texto revoga o artigo 8º do Decreto 67.381/2022, que determinava a transferência de propriedade de veículos apenas após a quitação integral do imposto.

"Eliminamos uma barreira que impedia a comercialização e transferência de veículos. Esse decreto vai gerar um impacto positivo em termos de arrecadação e vai ser muito importante para a população e para o setor", afirmou Tarcísio.

O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:IPVATarcísio Gomes de Freitas

Mais de Brasil

Lira convoca reunião de líderes para debater composição da mesa diretora da Câmara em 2025

Tarifa de ônibus em SP deve ficar entre R$ 5 e R$ 5,20, informa SPTrans

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial