Brasil

Senado aprova isenção de IPTU a templos religiosos alugados

Lei já isenta de IPTU os imóveis próprios que abriguem templos religiosos, mas agora vai se estender também aos alugados


	Fachada do Templo de Salomão, da Igreja Universal: projeto de sobrinho de Edir Macedo ainda segue para avaliação na Câmara.
 (Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

Fachada do Templo de Salomão, da Igreja Universal: projeto de sobrinho de Edir Macedo ainda segue para avaliação na Câmara. (Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2016 às 19h17.

Brasília - O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira, 22, a proposta de emenda à Constituição que isenta do pagamento de IPTU os imóveis alugados para templos religiosos e utilizados para culto.

O texto é de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus e sobrinho de seu fundador, Edir Macedo.

A atual lei já concedia isenção do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) para templos religiosos, mas apenas para àqueles que tem imóvel próprio. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) ponderou a necessidade de fiscalização de que os imóveis sejam de fato usados para culto religioso.

"Uma das preocupações que nós tivemos é que o poder público municipal, na hora da regulamentação para aplicação da lei exerça todo um processo de fiscalização no sentido de evitar uma burla", disse. Apesar disso, o senador se posicionou favorável ao projeto, que foi aprovado por unanimidade dos presentes no plenário, com 55 votos.

Walter Pinheiro também minimizou o fato de o projeto ser trazido ao Congresso por um senador que, como disse, "se vincula ao movimento neopentecostal", e destacou que a lei trata de "todo e qualquer forma de culto, credo e forma religiosa".

O texto segue agora para avaliação na Câmara dos Deputados.

Acompanhe tudo sobre:ImóveisImpostosIPTULeãoPolítica no BrasilReligiãoSenado

Mais de Brasil

STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira

Três pessoas morrem soterradas em Taubaté, no interior de São Paulo

Governadores do Sudeste e Sul pedem revogação de decreto de Lula que regula uso de força policial

Pacote fiscal: Lula sanciona mudanças no BPC com dois vetos