Brasil

Baixe o relatório especial EXAME: "Para além da reforma da Previdência"

O relatório que EXAME oferece aos assinantes avalia as perspectivas de aprovação e implementação de políticas que almejam fazer a economia voltar a crescer

Congresso Nacional: a reforma da Previdência está longe de significar o fim dos problemas fiscais do Brasil (DeAgostini/Getty Images)

Congresso Nacional: a reforma da Previdência está longe de significar o fim dos problemas fiscais do Brasil (DeAgostini/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2019 às 05h50.

Última atualização em 23 de agosto de 2019 às 12h29.

Relatório EXAME "Para além da reforma da Previdência" (2019)

Depois de mais de dois anos de reviravoltas, a novela da aprovação da reforma da Previdência está finalmente em seus últimos capítulos. É um alívio: não mexer no sistema era uma opção pelo desastre. Mas a mudança está longe de significar o fim dos problemas fiscais, não só porque a reforma que virá será a possível, não a ideal, mas principalmente porque em economia, como na vida, não existe bala de prata que resolva todos os problemas. No afã de aprová-la, aliás, seus efeitos benéficos imediatos para a economia foram exagerados. Ela envia um ótimo sinal, é verdade, mas o trabalho de reformas está apenas no início.

E o que vem pela frente? É disso que trata o relatório especial EXAME "Para além da reforma da Previdência". Ele apresenta três visões complementares sobre o avanço de uma agenda de reformas para o país. O primeiro artigo, do cientista político Sérgio Praça, baseia-se numa análise da equipe econômica, avaliando seu grau de capacidade técnica e política, para estimar as perspectivas de aprovação e implementação de 15 políticas públicas.

O segundo artigo, um trabalho coletivo da Prospectiva Consultoria, analisa os contextos e os resultados mais prováveis em cinco campos, incluindo a Previdência, a reforma tributária e a batalha pela melhora no ambiente de negócios. O terceiro texto, de Christopher Garman e Silvio Cascione, diretor para as Américas e analista sênior da consultoria Eurasia, examina a firmeza de sete pilares das reformas que pretendem sustentar (e de preferência elevar) o crescimento da economia brasileira.

De forma geral, o Brasil precisa de mais, muito mais reformas do que apenas a da Previdência. A retomada do otimismo de produtores e consumidores depende da constatação de que o trabalho de remoção de obstáculos esteja avançando e, mais do que apenas expectativas, precisa efetivamente dos resultados desse avanço – com melhora no ambiente de negócios, redução de tarifas, privatizações etc.

A estrada é longa, tortuosa e cheia de buracos. Ajuda muito ter um bom mapa.

Clique aqui para fazer o download do relatório especial "Para além da reforma da Previdência"

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraGoverno BolsonaroPolítica no BrasilReforma da PrevidênciaReforma tributária

Mais de Brasil

Câmara aprova a Lei Taylor Swift, que criminaliza cambismo digital

CCJ do Senado aprova projeto que prorroga por 10 anos as cotas para negros em concurso

Pacheco adia sessão sobre vetos, governo evita derrotas, e Lira demonstra insatisfação

Rio registra queda de 25% das mortes violentas no primeiro trimestre

Mais na Exame