Rejeição a Temer em novembro é a pior desde o início do governo

Dados da pesquisa Ipsos mostram que brasileiro também está mais pessimista com o futuro do país

São Paulo – Pela primeira vez desde junho, mais da metade da população brasileira classificou a atuação do presidente Michel Temer (PMDB), que assumiu a chefia do Executivo em maio, como ruim ou péssima.

Segundo os dados da pesquisa Pulso Brasil, divulgada pelo Instituto Ipsos nesta quinta-feira (8), essa é a opinião de 52% dos entrevistados. Em outubro deste ano, 46% avaliavam a gestão do peemedebista como ruim ou péssima.

O levantamento foi realizado de 1 a 13 de novembro, com 1.200 entrevistas em 72 cidades brasileiras. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Preocupação

Você se sente preocupado em relação ao futuro do Brasil? A sondagem da Pulso Brasil constatou que esse sentimento é partilhado por 60% das pessoas. O nível de receio cresceu 11% nos últimos meses: em setembro, 49% se diziam preocupados.

O levantamento também mostra que o otimismo dos brasileiros caiu. Em setembro, 19% se diziam otimistas em relação ao futuro do país ante 7% em novembro.

Outro índice medido pela Ipsos revela que 89% dos entrevistados acreditam que o Brasil está no rumo errado – em outubro, 83% tinham a mesma opinião. Essa foi a primeira vez que esse percentual variou para cima desde abril, quando Dilma Rousseff ainda comandava a máquina pública federal e 93% diziam que o país estava no rumo errado.

Em nota, o diretor da Ipsos Danilo Cersosimo atribuiu o resultado negativo à crise de liderança que cerca o Brasil. “Além disso, a desaprovação aos políticos, de um modo geral, continua alta, bem como a desaprovação à figura do presidente Michel Temer e a sua gestão”, afirma Cersosimo.

 

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.