PSDB chama Democracia em Vertigem de “filme de ficção e fantasia”

Produção, que mostra uma versão do impeachment de Dilma, foi indicada ao Oscar de melhor documentário; categoria "ficção e fantasia" não existe no prêmio

São Paulo — O PSDB chamou o documentário “Democracia em Vertigem” de “melhor filme de ficção e fantasia” nesta segunda-feira (10). Pelas redes sociais, o partido parabenizou ironicamente a indicação da produção ao Oscar.

O longa, que retrata o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a crise política brasileira, vai concorrer ao maior prêmio de produção cinematográfica na categoria “documentários”.

Na publicação, a legenda escreveu: “Parabéns à diretora Petra Costa pela indicação de melhor ficção e fantasia por Democracia em Vertigem”. A categoria “melhor filme de ficção e fantasia” não existe no Oscar.

Segundo seus críticos, a produção dirigida por Petra Costa conta uma história parcial do processo de impeachment, visto que o longa mostra a proximidade da família da cineasta com Dilma Rousseff.

O filme, lançado pela Netflix em junho de 2019, vai disputar o prêmio com “American Factory”, “The cave”, “For Sama” e “Honeyland”.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta segunda a lista indicados à 92ª edição do prêmio, que ocorrerá no dia 9 de fevereiro.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.