Brasil

Pontos de cultura se reúnem após quatro anos sem editais

Além de concentrar a diversidade cultural e regional do país, o encontro também será um momento de definição política dessa rede de fomento à cultura


	Cidade de Natal: última reunião entre os pontos de cultura foi realizada em 2010 no complexo Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza (CE) (Buda Mendes/Getty Images)

Cidade de Natal: última reunião entre os pontos de cultura foi realizada em 2010 no complexo Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza (CE) (Buda Mendes/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2014 às 16h41.

Brasília - A partir de hoje (19), os pontos de cultura se reúnem na cidade de Natal (RN) durante a Teia da Diversidade, que tem programação prevista até sábado (24).

Além de concentrar a diversidade cultural e regional do país, o encontro também será um momento de definição política dessa rede de fomento à cultura, criada em 2004 pelo então ministro da Cultura Gilberto Gil para estimular iniciativas culturais da sociedade civil já existentes por meio de convênios.

A última reunião entre os pontos de cultura foi realizada em 2010 no complexo Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza (CE).

Nesse espaço de quatro anos sem um encontro nacional, algumas demandas ficaram represadas e os representantes esperam retomar o diálogo com o Ministério da Cultura durante o evento.

"Há quatro anos sem um fórum nacional, perdemos muito de nossa articulação e das prioridades de nossas ações", comenta Lula Dantas, representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.

Lula se queixa que, durante esse período, o Ministério da Cultura não lançou nenhum edital ou prêmio voltado para os pontos e está na expectativa de que algo nesse sentido possa ser concretizado durante a Teia, que contará com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. "Buscamos recursos em outros editais e em opções regionais para nos manter. O Ministério da Cultura já acenou positivamente com relação ao lançamento de editais e prêmios este ano, mas nada de concreto foi oficializado ainda".

Procurado pela reportagem, o Ministério da Cultura não respondeu até o fechamento dessa matéria.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMinistério da CulturaNatal (RN)

Mais de Brasil

Reforma tributária: relatório será entregue dia 3, após reunião geral com governadores

Chuvas no RS: 74 municípios sofreram danos por alagamentos e deslizamentos nos últimos 10 dias

UPA: o que você precisa saber para ser atendido

Passaporte brasileiro: quanto custa e como tirar

Mais na Exame