Brasil

Polícia faz operação para resgatar gatos em mercado do Rio

A expectativa da polícia é que pelo menos 40 gatos estejam presos no local


	Gato preto na rua: a operação, em conjunto com a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais, já havia recolhido 15 animais até o fim da manhã
 (Getty Images)

Gato preto na rua: a operação, em conjunto com a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais, já havia recolhido 15 animais até o fim da manhã (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2014 às 13h58.

Rio de Janeiro - A Polícia Civil promove hoje uma ação (8) para resgatar gatos que estão presos em situação de maus-tratos em um mercado no bairro de Todos os Santos, zona norte da capital fluminense.

A operação, em conjunto com a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais, já havia recolhido 15 animais até o fim da manhã.

A expectativa da polícia é que pelo menos 40 gatos estejam presos no local.

Segundo o secretário de Defesa dos Animais, Rafael Aloisio Freitas, a ação foi motivada por denúncias de moradores da região que alimentavam os animais.

O secretário disse também que a mercearia onde os animais estavam presos havia sido fechada em dezembro do ano passado, após decretar falência.

"Trata-se de uma prática irresponsável e cruel. Os gatos estão vivendo em um ambiente totalmente insalubre, e as pessoas que têm contato com eles estão sujeitas a doenças. O dono desse estabelecimento já foi notificado pela secretaria e intimado a depor. Esperamos que esse tipo de prática não fique impune", disse Freitas.

De acordo com a polícia, o responsável pelo estabelecimento vai responder judicialmente por maus -tratos de animais e, se condenado, poderá cumprir de três meses a um um ano de prisão mais multa.

A secretaria informou que os gatos recolhidos na operação de hoje serão examinados por veterinários e, em seguida, encaminhados para feiras de adoção.

Acompanhe tudo sobre:Animaiscidades-brasileirasGatosMetrópoles globaisPolícia CivilRio de Janeiro

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar