Brasil

Para MPF, transferência da Funai é inconstitucional

Mudança da fundação para a pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos ocorre através de MP que precisa ser aprovada no Congresso

Indígenas: medida de governo Bolsonaro muda Funai para Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Ueslei Marcelino/Reuters)

Indígenas: medida de governo Bolsonaro muda Funai para Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de março de 2019 às 08h09.

São Paulo - A 6.ª Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal emitiu nota técnica na qual defende a inconstitucionalidade da Medida Provisória 870/2019, que transferiu a Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O MPF diz que a política indigenista instituída pela Medida Provisória "afronta o estatuto constitucional indígena e viola o direito dos povos originários à consulta prévia, previsto na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT)". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:IndígenasFunaiMinistério das Mulheres

Mais de Brasil

Fim da escala 6x1 é um 'remédio incorreto e populista', diz Zema

Placas de carros vão voltar a mostrar municípios? Projeto avança na Câmara

'Marmanjo' que recebe Bolsa Família será obrigado a aceitar vaga de emprego, diz Zema

Vou propor um novo STF, diz Zema ao apresentar propostas para Presidência