Acompanhe:

Operadora vai recuperar áreas verdes do Pão de Açúcar

Responsabilidade pelas áreas verdes da região agora é da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Pão de Açúcar: operadora do bondinho agora é responsável pela recuperação das áreas verdes da região
 (Creative Commons/Reprodução)

Pão de Açúcar: operadora do bondinho agora é responsável pela recuperação das áreas verdes da região (Creative Commons/Reprodução)

V
Vinícius Lisboa

Publicado em 16 de julho de 2014 às, 14h03.

Rio de Janeiro - A área verde no entorno do Pão de Açúcar e do Morro da Urca passou hoje para a responsabilidade da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, que assinou um termo de dois anos para recuperar o espaço de 38 mil metros quadrados. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Fundação de Parques e Jardins firmaram a parceria com a empresa privada, que construiu e opera o bondinho há mais de 100 anos.

Entre as ações a serem executadas está a recuperação da trilha do Morro da Urca, que vem sofrendo com o grande fluxo de visitantes: "Temos uma trilha que vem sendo usada todos os dias, todas as semanas e de forma não coordenada. Passamos a ter uma degradação desse ambiente. Vamos procurar tratar toda essa movimentação de pessoas, de visitantes e de turistas, para que se possa reavaliar a área, fazer o replantio e o trabalho paisagístico", disse o presidente da Fundação Parques e Jardins, Fábio Mamedio. Segundo ele, cinco técnicos da fundação devem acompanhar o trabalho.

"Essa adoção é muito importante, porque sem preservação não tem turismo. Aos poucos, a população foi descobrindo aquela trilha, e, de trilha, ela virou uma avenida", brincou a diretora-geral da companhia, Maria Ercília Leite de Castro, que estima investimento anual de R$ 500 mil no projeto, que ainda não tem cronograma definido.

O trabalho será feito sob orientação da secretaria e da fundação e inclui também a retirada de espécies que não fazem parte da vegetação da Mata Atlântica. "O tamanho da trilha vai ser mantido. Não vai mais ter árvore caída, nem contato direto com espécies exóticas, que não fazem parte do ecossistema de Mata Atlântica. Teremos segurança melhor e pontos de contemplação", comparou o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Muniz.

Além da trilha, a companhia terá que revitalizar a Pista Cláudio Coutinho, caminho que leva à trilha e fica entre o mar e o Morro da Urca.

*Colaborou a repórter do radiojornalismo Nanna Possa

Últimas Notícias

Ver mais
Governador do Rio pede nova prorrogação da Força Nacional no estado
Brasil

Governador do Rio pede nova prorrogação da Força Nacional no estado

Há 18 horas

Quem é quem no assassinato de Marielle Franco? Entenda o andamento do caso na Justiça
Brasil

Quem é quem no assassinato de Marielle Franco? Entenda o andamento do caso na Justiça

Há um dia

Eleições 2024: quem são os pré-candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro?
Brasil

Eleições 2024: quem são os pré-candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro?

Há 2 dias

Marielle Franco: defesas de conselheiro e delegado negam relação com o assassinato
Brasil

Marielle Franco: defesas de conselheiro e delegado negam relação com o assassinato

Há 4 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais