Brasil

Só com lupa para achar aeroporto do Brasil em ranking global

Aeroportos brasileiros não chegam nem perto dos melhores do mundo, mostra premiação World Airport Awards. Na América do Sul, Peru e Equador têm terminais melhores


	Aviões estacionados no Aeroporto Internacional de Guarulhos: as concessões conseguirão fazer o Brasil ter representantes entre os melhores aeroportos do mundo?
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Aviões estacionados no Aeroporto Internacional de Guarulhos: as concessões conseguirão fazer o Brasil ter representantes entre os melhores aeroportos do mundo? (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2014 às 07h57.

São Paulo – Fosse um país a expressão perfeita de seus aeroportos, o Brasil seria uma nação pequena e irrelevante, é o que parece dizer o World Airport Awards 2014, da Skytrax, um dos mais respeitáveis prêmios de aeroportos de todo o globo. Sétima economia do mundo e maior da América Latina, o país não aparece em nenhuma das sete categorias principais, com 10 vencedores cada uma.

Quando se lê “Brazil” na lista de vencedores, é apenas nas premiações limitadas à América do Sul. Mesmo assim, atrás de terminais no Peru, Equador e Chile.

Todos estes países têm um PIB ao menos 10 vezes menor que o brasileiro. No caso do Equador, a produção anual de riquezas chega a ser 20 vezes menor.

O aeroporto de Guarulhos é o mais bem posicionado do Brasil, considerando o ranking dos 10 melhores na América do Sul:

  Aeroporto Cidade País
1 Lima Jorge Chavez International Airport Lima Peru
2 Guayaquil International Airport Guayaquil Equador
3 Santiago International Airport Santiago Chile
4 São Paulo-Guarulhos Airport São Paulo Brasil
5 Rio de Janeiro-Galeão Airport Rio de Janeiro Brasil
6 Buenos Aires Pistarini Airport Buenos Aires Argentina
7 Recife Guararapes Airport Recife Brasil
8 Caracas Simón Bolívar Airport Caracas Venezuela
9 Buenos Aires Jorge Newbery Airpark Buenos Aires Argentina
10 Congonhas/São Paulo Airport São Paulo Brasil

O aeroporto eleito melhor do mundo foi, pelo segundo ano consecutivo, Changi (Singapura), que acolhe seus passageiros com conforto e várias opções de lazer.

Futuro

Numa das subcategorias - “melhor equipe (de funcionários) na América do Sul” - o mais bem posicionado foi Recife, em 6º lugar. Nesse caso, além de Peru, Equador e Chile, aparecem na frente do Brasil ainda aeroportos da Venezuela e Argentina.

A esperança dos brasileiros é de que as concessões realizadas neste governo possam elevar o nível dos terminais de transporte aéreo no país. O grupo asiático Changi, que administra Singapura, levou o leilão de Galeão junto com a Odebrecht, no fim do ano passado.

Viracopos (Campinas), Brasília e Cumbica (Guarulhos) correm com obras neste momento para estarem apresentáveis até o início da Copa, em junho. O futuro até parece promissor, mas a questão é saber se os aeroportos mencionados – acrescidos de Confins, em Belo Horizonte - estarão à altura das expectativas.

O prêmio da Skytrax avaliou a opinião de 12,8 milhões de passageiros sobre 410 aeroportos. Pessoas de 110 países avaliaram 39 itens, incluindo disponibilidade de serviços, segurança, limpeza e várias amenidades.

Veja todos os vencedores no site da premiação.

Mais de Brasil

Censo 2022: Rocinha volta a ser considerada a maior favela do Brasil

Censo 2022: favelas de São Paulo ganharam quase um milhão de moradores nos últimos 12 anos

Pretos e pardos representam 72,9% dos moradores de favelas, indica Censo

Censo 2022: veja o ranking das 20 favelas mais populosas do Brasil