Brasil

Marina Silva e Joaquim Barbosa descartam aliança em eleição deste ano

Os possíveis presidenciáveis chegaram a se encontrar mais de uma vez no ano passado, mas segundo uma fonte eles não se falam há meses

Marina Silva: o partido da política, o Rede, fez oposição aos três governos do PSB (MSILVA Online/Divulgação)

Marina Silva: o partido da política, o Rede, fez oposição aos três governos do PSB (MSILVA Online/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de abril de 2018 às 09h17.

São Paulo - Uma eventual aliança entre a presidenciável da Rede, Marina Silva, e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, que deve acertar sua filiação ao PSB até sexta-feira, 6, está praticamente fora de questão, segundo interlocutores de ambos os lados. Nas palavras do presidente do PSB, Carlos Siqueira, uma aliança com a ex-ministra do Meio Ambiente é "improvável".

Marina e Barbosa chegaram a se encontrar mais de uma vez no ano passado, sempre com a mediação do ex-ministro do STF Carlos Ayres Britto. Mas, segundo interlocutor de Barbosa, ele não conversa com a ex-ministra há meses.

"Ainda que uma figura como o Joaquim Barbosa venha para a política e possa contribuir, sim, temos que olhar para a estrutura institucional que está sendo pensada, para que a renovação não seja apenas nominal", afirmou Marina à reportagem, após ser questionada sobre como avalia uma eventual candidatura do ex-ministro.

Barbosa vem sendo cortejado pelo PSB há meses, mas foi na quinta-feira passada, após um encontro com Siqueira, que a filiação tomou forma. O ex-ministro deve se filiar ao partido ainda nesta semana sem a garantia de que será candidato.

Os nomes de Marina ou da Rede não entraram na conversa, segundo Siqueira. Ele lembrou que a Rede faz oposição aos três governos do PSB. "É improvável que coliguemos. Se ela acha que os nossos governos não merecem o apoio da Rede, porque nós vamos achar que devemos apoiá-la?", questionou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018Joaquim BarbosaMarina SilvaRede Sustentabilidade

Mais de Brasil

Convenção para oficializar chapa Boulos-Marta em SP terá Lula e 7 ministros do governo

Convenção do PRTB e disputas judiciais podem barrar Pablo Marçal na disputa em SP; entenda

TSE divulga perfil do eleitor que vai às urnas em outubro; veja qual é

Brasil terá mais de 155 milhões de eleitores nas eleições municipais de 2024

Mais na Exame