Brasil

Manifestantes pró-Bolsonaro protestam contra governadores em Brasília

Presidente voltou a criticar a resistência dos Estados sobre o uso da cloroquina, apesar de estudos médicos não demonstrarem benefício no uso da substância

Apoiadores em Brasília (Twitter/Carla Zambelli/Reprodução)

Apoiadores em Brasília (Twitter/Carla Zambelli/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de julho de 2020 às 13h52.

Priorizar nos meus resultados Google

Um grupo de manifestantes se aglomera neste domingo, 19, em frente ao Congresso Nacional, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e contra os governadores. A Polícia Militar não tem divulgado levantamento sobre a quantidade de manifestantes em atos que acontecem em Brasília. O grupo, marcado pela presença de religiosos, critica os governos estaduais pelas quarentenas, fechamento dos comércios e não apoio ao uso da cloroquina no tratamento contra a covid-19, como defende Bolsonaro desde o início da pandemia. Eles carregam cruzes, para simbolizar cada um dos Estados do País e o Distrito Federal.

Muitos manifestantes ignoram a recomendação básica de uso de máscaras, como orienta o Ministério da Saúde. Diferentemente do que se viu em atos anteriores realizados em Brasília, a aglomeração não é marcada por protestos pelo fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) ou do Congresso.

No Twitter, o deputado Eduardo Bolsonaro (Republicanos-SP) escreveu que ocorre, na Esplanada dos Ministérios, uma "concentração para manifestação popular, sem pão com mortadela".

Bolsonaro, que está com covid-19 e permanece no Palácio da Alvorada, disse ontem que não poderia comparecer ao ato, para "não dar mau exemplo". O presidente voltou a dizer que os Estados são responsáveis pela crise, porque estão "deixando a economia se esfacelar".

O presidente também voltou a criticar a resistência dos Estados sobre o uso da cloroquina, apesar de os estudos médicos realizados até agora não demonstrarem benefício no uso da substância, mas sim efeitos colaterais para seus usuários.

Acompanhe tudo sobre:BrasíliaJair BolsonaroCoronavírus

Mais de Brasil

TSE determina que votos destinados para Anthony Garotinho não sejam contados

Senado começa a discutir PEC contra escala 6x1 na próxima semana, após 1º turno das eleições

A dois dias do 1º turno, Lula tem 39,93% e Flávio Bolsonaro, 36,33%, diz agregador Inteligov/EXAME

PF realiza busca e apreensão em SP e DF contra suspeitos de ameaçar Embaixada e consulados dos EUA