Brasil

Mais de 6,7 milhões fazem primeira prova do Enem hoje

O exame começa a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, e os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para concluir a prova.

Prova do Enem: este é o primeiro ano que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos (Marcos Santos/USP Imagens/Agência USP)

Prova do Enem: este é o primeiro ano que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos (Marcos Santos/USP Imagens/Agência USP)

AB

Agência Brasil

Publicado em 5 de novembro de 2017 às 09h27.

Hoje (5) é o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os 6,73 milhões de candidatos inscritos vão fazer provas de redação, linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira) e ciências humanas (geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais).

O exame começa a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, e os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para concluir a prova. Além da redação, a prova terá 90 questões objetivas.

A segunda prova será no dia 12 de novembro, com questões de matemática e ciências da natureza. Este é o primeiro ano que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. Até o ano passado, as provas eram realizadas em um único fim de semana, sábado e domingo.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. Com o horário de verão e diferenças de fusos horários, os estudantes precisam ficar atentos, pois vários estados estão com a hora local diferente da capital federal. A aplicação do exame começa 30 minutos após o fechamento dos portões.

Para fazer a prova é fundamental apresentar documento de identidade original com foto e usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas.

O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer uma dessas regras, será eliminado.

Acompanhe tudo sobre:Educação no BrasilEnemEnsino superior

Mais de Brasil

Indicado por Lula 18 anos atrás, Herman Benjamin toma posse como presidente do STJ

Moraes abre investigação sobre vazamento de mensagens de integrantes do TSE e de seu gabinete

PSDB expulsa Fernando Alfredo, ex-dirigente tucano que se aliou a Nunes e tumultuou ato de Datena

Justiça Eleitoral nega pedido para suspender candidatura de Pablo Marçal

Mais na Exame