Brasil

Ministro do STF suspende depoimentos sobre Lava Jato

Procuradoria-Geral da República argumentou ao ministro que precisa realinhar a estratégia na condução da investigação


	O ministro do STF, Teori Zavascki: Procuradoria-Geral da República argumentou ao ministro que precisa realinhar a estratégia na condução da investigação
 (José Cruz/ Agência Brasil)

O ministro do STF, Teori Zavascki: Procuradoria-Geral da República argumentou ao ministro que precisa realinhar a estratégia na condução da investigação (José Cruz/ Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2015 às 09h26.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (15) a suspensão de depoimentos em sete inquéritos de políticos investigados na Operação Lava Jato.

O ministro atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). As oitivas ocorreriam esta semana pela Polícia Federal (PF) e devem ser retomadas em breve.

Para fundamentar o pedido, a PGR argumentou ao ministro que precisa realinhar a estratégia na condução da investigação.

Em decisões anteriores, Zavascki garantiu ao Ministério Público Federal (MPF) o poder de comandar o andamento do inquérito.

O reconhecimento significa que a PF deve seguir o andamento que os procuradores acharem melhor para a investigação.

A decisão envolve sete inquéritos abertos pelo Supremo sobre 40 investigados, entre eles os presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso hoje, o empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano.

Na semana passada, a PF pediu ao Supremo a prorrogação do prazo para a conclusão dos inquéritos. Ao receber o pedido, o ministro pediu parecer da procuradoria sobre a solicitação e determinou que, em alguns casos, os inquéritos sejam devolvidos ao STF, sem prejuízo da investigação que está em andamento.  A PGR deverá pedir a prorrogação até o fim da semana.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaOperação Lava JatoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Lula pede ao TSE cassação da chapa de Flávio por abuso de poder econômico e favorecimento em redes

Lula supera Flávio Bolsonaro nas redes após debate sobre sigilos, diz Datrix

Comitê da ONU pede que Meta proteja liberdade de expressão nas eleições brasileiras

Lula aceita condições de Flávio para abrir sigilos, mas cobra dados de empresa ligada a Willer Tomaz