Brasil

Justiça liberta mais um preso na operação que levou Temer à prisão

Carlos Jorge Zimmermann estava preso em caráter temporário, diferentemente dos outros oito presos na operação, cuja reclusão é preventiva

Prisão de Temer: ex-presidente terá habeas corpus julgado nesta quarta-feira (27) (Ricardo Moraes/Reuters)

Prisão de Temer: ex-presidente terá habeas corpus julgado nesta quarta-feira (27) (Ricardo Moraes/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de março de 2019 às 06h22.

A desembargadora Simone Schreiber, plantonista do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, determinou na tarde deste domingo, 24, a libertação de Carlos Jorge Zimmermann. Foi o segundo preso da Operação Descontaminação a ter o pedido de habeas corpus acatado. Na ação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, na semana passada, foram levados à cadeia o ex-presidente Michel Temer, o ex-ministro Moreira Franco e outras oito pessoas.

No despacho, a desembargadora estende a Zimmermann a decisão que libertou ontem Rodrigo Castro Alves Neves. Os dois foram presos em caráter temporário, diferentemente dos outros oito presos na operação, cuja reclusão é preventiva. Eles são acusados de receber recursos da Eletronuclear por meio de contratos fictícios e repassar para o ex-presidente.

A desembargadora entendeu que prisões temporárias e preventivas para efeito de interrogatório de investigados, conforme justificado pelo juiz Marcelo Bretas, são inconstitucionais. Para ela, ferem igualmente os princípios de não autoincriminação e de presunção de inocência.

Acompanhe tudo sobre:EngevixMichel TemerMoreira FrancoOperação Lava Jato

Mais de Brasil

Cadeirada de Datena em Marçal pode causar maior rejeição aos candidatos e abstenção, dizem analistas

Rio prepara plano de contingência para enfrentar crise hídrica

Agência Nacional de Mineração monitora formação de trincas em barragem em Ouro Preto

Polícia investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio