Brasil

Joenia Wapichana: Lula me convidou para a presidência da Funai e aceitei

Ela se reuniu com o petista no hotel em que Lula está hospedado, em Brasília, acompanhada de lideranças indígenas da Amazônia

Joenia-Wapichana-a-deputada-brasileira (Foto/AFP)

Joenia-Wapichana-a-deputada-brasileira (Foto/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de dezembro de 2022 às 19h31.

Última atualização em 30 de dezembro de 2022 às 19h57.

A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) anunciou nesta sexta, 30, que aceitou o convite feito pelo presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de presidir a Fundação Nacional do Índio (Funai). Ela se reuniu com o petista no hotel em que Lula está hospedado, em Brasília, acompanhada de lideranças indígenas da Amazônia, a exemplo do cacique Raoni Metuktire.

"Considerando toda a demanda dos povos indígenas, o desafio de uma reconstrução do país, fortalecimento de direitos, principalmente em relação à demarcação e proteção às terras indígenas da melhor forma possível, de levar um trabalho que condiz com a realidade e com a experiência que eu tive durante os quatro anos, eu aceitei esse convite de presidir a Funai", declarou Wapichana a jornalistas nesta sexta-feira, 30.

De acordo com a parlamentar, a proposta é que a Funai integre um novo ministério, que deve ser abraçado pelo dos Povos Indígenas, que será comandado pela deputada federal eleita Sonia Guajajara (PSOL-SP). "Vamos aguardar essas definições logo que se assuma o novo governo", disse. Dentre as prioridades, Wapichana citou a proteção à terra dos povos indígenas.

O anúncio foi feito ao lado de Beto Marubo, líder indígena do Vale do Javari, região onde foram mortos o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips neste ano. De acordo com ele, que também participou da reunião com Lula, foi apresentada a importância de uma atuação na região e o apoio a Wapichana para a Funai.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:FunaiGoverno LulaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Enchentes no RS: cidade gaúcha registra primeira morte por leptospirose

Famílias aptas para receber auxílio reconstrução no RS terão que validar cadastro a partir do dia 27

Rio Grande Sul voltará a enfrentar chuvas fortes e massa de ar polar nesta semana, alerta Inmet

Rio de Janeiro recebe FII PRIORITY Summit com o tema “Investir com Dignidade”

Mais na Exame