Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Empresas e pessoas físicas que participarem de atos antidemocráticos ficarão proibidas de contratar com a Administração Pública Federal. Essa é a posição da Advocacia-Geral da União (AGU), em parecer que será publicado amanhã, 12, no Diário Oficial da União. O governo federal seguirá o posicionamento exposto no parecer.

No documento, que foi aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a AGU afirma que o Estado pode impedir quem participa ou promove atos antidemocráticos de concorrer em licitações e contratar com órgãos do governo. A medida será obrigatória e deverá ser seguida por todos os setores do Poder Executivo Federal.

A AGU argumenta ainda que os atos atentatórios possuem alta carga de reprovabilidade na legislação brasileira e são incompatíveis com princípios constitucionais.

A regra que será publicada prevê que os órgãos terão prazo de cinco anos para abrirem processo contra empresas e pessoas envolvidas nos atos, a partir da ciência do fato. Após o fim do processo de responsabilização, a contratação poderá ser vetada pelo prazo de três a seis anos.

8 de janeiro

Após os atos de 8 de janeiro, a AGU também entrou na Justiça para pedir que os financiadores da tentativa de golpe sejam condenados ao pagamento de R$ 100 milhões por danos morais coletivos.

De acordo com o órgão, a ação envolve 54 pessoas físicas, três empresas, uma associação e um sindicato. Esses também são processados por danos materiais estimados em R$ 20 milhões, por financiarem o fretamento de ônibus para transportar os investigados para Brasília.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Governo garantirá internet nas escolas até 2026, diz ministro das Comunicações
Brasil

Governo garantirá internet nas escolas até 2026, diz ministro das Comunicações

Há 12 horas
Rio Grande do Sul tem previsão de ciclone, chuvas e queda de granizo
Brasil

Rio Grande do Sul tem previsão de ciclone, chuvas e queda de granizo

Há 12 horas
Apagão foi causado por baixo desempenho em equipamentos de usinas eólicas e solares, aponta ONS
Brasil

Apagão foi causado por baixo desempenho em equipamentos de usinas eólicas e solares, aponta ONS

Há 12 horas
Câmara adia votação da PEC da Anistia após protesto de deputadas
Brasil

Câmara adia votação da PEC da Anistia após protesto de deputadas

Há 14 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais