Brasil

Governo investiu R$ 11 bi em portos privados, afirma Dilma

De acordo com a presidente, os terminais movimentarão 105 milhões de toneladas a mais no sistema portuário


	Dilma Rousseff: "Esse é o primeiro anuncio que fazemos após aprovação tanto da lei dos portos quanto da promulgação do decreto", disse a presidente
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Dilma Rousseff: "Esse é o primeiro anuncio que fazemos após aprovação tanto da lei dos portos quanto da promulgação do decreto", disse a presidente (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2013 às 13h34.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff afirmou que os 50 terminais de uso privado anunciados nesta quarta-feira, 03, representam investimentos de R$ 11 bilhões e disse que os terminais movimentarão 105 milhões de toneladas a mais no sistema portuário.

"Esse é o primeiro anuncio que fazemos após aprovação tanto da lei dos portos quanto da promulgação do decreto", disse a presidente, no Palácio do Planalto, durante a cerimônia de assinatura do primeiro anúncio público de terminais de uso privado, conforme a nova legislação portuária.

Dilma elogiou a ação dos ministros que estiveram envolvidos na iniciativa. "Os ministros do governo agiram de forma acelerada para garantir que esse projeto tivesse resultados o mais rápido possível, dado a urgência do Brasil", disse.

Segundo a presidente, este é um "primeiro passo", que foi "célere e rápido". Ela afirmou que a iniciativa abre caminho para a modernização do sistema portuário brasileiro.

"É um passo concreto que tem um sentido simbólico: hoje estamos completando o que chamamos quando lançamos o projeto de nova abertura dos portos brasileiros. Em vez de ser às nações amigas, é ao setor privado deste País", afirmou.

"Por que isso? Porque precisamos de estruturas mais robustas no sistema portuário, de maior eficiência". Ela disse, ainda, que era necessário superar as reservas de mercado que retardavam a economia.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaInfraestruturaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPortosPT – Partido dos TrabalhadoresTransportes

Mais de Brasil

Novo oficializa candidatura de Marina Helena à prefeitura de SP com coronel da PM como vice

Estudo da Nasa aponta que Brasil pode ficar 'inabitável' em 50 anos; entenda

Temperatura acima de 30°C para 13 capitais e alerta de chuva para 4 estados; veja previsão

Discreta, Lu Alckmin descarta ser vice de Tabata: 'Nunca serei candidata'

Mais na Exame