Brasil

Gleisi defende prorrogação da desoneração de combustíveis por três meses

"Eu, particularmente, defendo que tenha pelo menos uma prorrogação até a gente entrar para ver como está a política de preços de combustíveis da Petrobras", diz Gleisi

 (Alexandre Schneider/Getty Images)

(Alexandre Schneider/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de dezembro de 2022 às 17h09.

Última atualização em 30 de dezembro de 2022 às 17h21.

Priorizar nos meus resultados Google

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu na tarde desta sexta-feira, 30, a prorrogação da desoneração de combustíveis por, pelo menos, três meses para evitar aumento repentino nos preços e encontrar uma solução mais sustentável.

"Eu, particularmente, defendo que tenha pelo menos uma prorrogação até a gente entrar para ver como está a política de preços de combustíveis da Petrobras. Porque o problema não é a questão do tributo, é a política de preços da Petrobras, é a dolarização que aconteceu", disse em entrevista à Globo News, ao reforçar que a estatal tornou-se uma "empresa de distribuição de lucros e dividendos".

A isenção dos tributos federais sobre os combustíveis termina no próximo dia 31 de dezembro. Se nada for feito, as alíquotas voltam a ser cobradas no dia 1º de janeiro, quando o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume a Presidência.

Como mostrou o G1, Lula estuda prorrogar a isenção de impostos sobre os combustíveis por meio da edição de uma medida provisória no dia 1º de janeiro. O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é contra, e tenta convencer o presidente eleito a não editar a MP.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresLuiz Inácio Lula da SilvaGleisi Hoffmann

Mais de Brasil

Em reunião com aliados, Lula indica calibragem sem mudança no comando da campanha

Vai ter debate no 2º turno entre Lula e Flávio Bolsonaro?

Lula diz que Flávio é 'candidato do sistema' e critica 'promiscuidade' no STF

Temer declara apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno contra Lula