Fundação Victor Civita lança nova coletânea de pesquisas

Terceiro volume da coletânea que reúne os principais estudos feitos pela Fundação Victor Civita sobre educação básica é lançado este mês

São Paulo – O terceiro volume da Coletânea de Pesquisas em Educação com as conclusões dos quatro estudos realizados pela Fundação Victor Civita em parceria com instituições de ensino entre 2011 e 2012 acaba de ser lançado. O livro mostra a conclusão das seguintes pesquisas:
– Boas práticas docentes no ensino da Matemática;
– A Gestão na Educação Infantil;
– Educação à distância: oferta, características e tendências dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e
– Anos finais do Ensino Fundamental: aproximando-se da sua configuração atual.

“Boas práticas docentes no ensino da Matemática”, realizado em parceria com a Fundação Cesgranrio, é o primeiro estudo do livro e apresenta 12 práticas eficientes para melhorar o desempenho dos professores de matemática do país.

Já a pesquisa seguinte, “A Gestão na Educação Infantil”, realizada com a Fundação Carlos Chagas, revela algumas estáticas que dizem respeito aos professores, como por exemplo, o fato de que grande parte dos educadores são formados em Pedagogia, mas apenas 35% fizeram alguma especialização.

Elaborado juntamente com a Pontifícia Universidade Católica, o estudo “Educação à distância: oferta, características e tendências dos cursos de Licenciatura em Pedagogia”, analisa as principais características da Pedagogia à Distância e demonstra que a tecnologia ainda não é usada da melhor maneira para educar.

A última pesquisa do livro, “Anos finais do Ensino Fundamental: aproximando-se da sua configuração atual”, – que também foi realizada em parceria com a Fundação Carlos Chagas – mostra que este período escolar é deixado em segundo plano pelas políticas públicas e enfrenta grandes desafios para conseguir manter o nível dos alunos.

É possível acessar os relatórios finais na íntegra no site da Fundação Victor Civita.