Brasil

Frente fria se espalha pelo Brasil; veja a previsão do clima para a semana

Em São Paulo, clima ficará entre 15 °C e 23 °C; veja detalhes

Frio em SP: veja a previsão do tempo para os dias 29, 30 e 31 de maio (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Frio em SP: veja a previsão do tempo para os dias 29, 30 e 31 de maio (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 29 de maio de 2023 às 14h48.

Última atualização em 29 de maio de 2023 às 15h50.

Uma forte frente fria avança sobre o centro-sul do Brasil e favorece a formação de instabilidades que se espalham entre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo nos próximos dias. Nesta segunda-feira, 29, o tempo permanece bastante instável e há previsão de chuva moderada a forte, com risco de raios e vento forte nas localidades citadas.

Em São Paulo, a condição climática se concentra no centro-sul e leste do Estado Paulista. Os ventos constantes que sopram do oceano contra a costa aumentam a umidade na costa leste paulista e a temperatura fica baixa.

Conforme a Climatempo, também há indicativo de chuva intensa sobre o litoral norte de Santa Catarina e de São Paulo e no sul de Mato Grosso do Sul, inclusive com potencial para transtornos.

“Entre a terça-feira, 30, e a quinta-feira, 1º, a formação e intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica, entre a costa do Sul e do Sudeste do País, mantém o tempo instável, ainda com risco alto de chuva frequente, forte e volumosa e temporais pontuais, principalmente entre o norte de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e o Estado de São Paulo”, afirma a empresa brasileira de meteorologia.

Previsão do tempo São Paulo

  • Segunda-feira: entre 15 °C e 20 °C - dia nublado e com garoa
  • Terça-feira: entre 14 °C e 22 °C - pancadas de chuva
  • Quarta-feira: entre 15 °C e 20 °C - dia chuvoso
  • Quinta-feira: entre 16 °C e 22 °C - dia nublado e com chuva
  • Sexta-feira: entre 14 °C e 23 °C - nublado e sem previsão de chuva

Previsão do tempo por região

Região Sudeste

Segundo a Climatempo, a frente fria, que segue afastada no oceano na altura do Rio de Janeiro e o Espírito Santo, mais a infiltração marítima e a circulação dos ventos, mantém o tempo instável no leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

“Céu nublado no litoral e na capital paulista, com chuva fraca, por vezes moderada a forte ao longo do dia”, projetou. Volta a chover à tarde na região da zona da mata. O tempo firme permanece em áreas do interior de São Paulo, triângulo mineiro, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Região Sul

O ar frio, na retaguarda da frente fria, continua deixando as temperaturas bem baixas sobre o Sul do País. “Não se descarta a ocorrência de precipitação invernal sobre o Rio Grande do Sul”, estima a Climatempo. Os ventos constantes que sopram do mar contra a costa ainda mantém nuvens e umidade sobre o leste e sul de Santa Catarina e o estado do Paraná. Chove em forma de garoa nas capitais da região Sul ao longo do dia e as temperaturas seguem baixas.

Região Centro-Oeste

As instabilidades perdem força no sul de Mato Grosso, mas ainda será um dia com bastante variação de nebulosidade em Cuiabá. “Em Goiás e no Distrito Federal, tempo aberto, bastante sol e baixa umidade do ar durante à tarde. Já em Mato Grosso do Sul, muitas nuvens, devido à alta umidade e à circulação dos ventos”, acrescenta a empresa brasileira de meteorologia.

Região Nordeste

Os ventos que sopram do mar favorecem o aumento das nuvens de chuva no litoral do Nordeste. Destaque para muita variação de nebulosidade entre Recife, Maceió e Aracaju. Nestas capitais, a chuva intercala períodos de melhoria, localmente, com forte intensidade. Já entre Teresina e Fortaleza, sol e calor, com chuva isolada e passageira à tarde.

Região Norte

Os temporais continuam em Roraima e na capital Boa Vista, de acordo com a Climatempo. O tempo segue abafado com pancadas de chuva intercalando períodos de melhoria entre o Amazonas, Amapá, Acre e Pará.

Acompanhe tudo sobre:ClimaMudanças climáticas

Mais de Brasil

Em cincos anos, número de casas de apostas deve cair pela metade, diz representante do setor

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51

Gilmar Mendes, do STF, diz que governo da Venezuela não é democrático

Prefeito de BH, Fuad Noman passa por traqueostomia e está consciente