Brasil

Faixa de Gaza: Brasileiros em Rafah estão seguros, mas embaixada não consegue contato em Khan Younes

Cidades estão sob ataque de Israel; energia e internet foram cortados

O Brasil aguarda a abertura da fronteira para conseguir retirar essas pessoas de Gaza pelo Egito e embarcá-los num avião (MOHAMMED ABED /AFP)

O Brasil aguarda a abertura da fronteira para conseguir retirar essas pessoas de Gaza pelo Egito e embarcá-los num avião (MOHAMMED ABED /AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 28 de outubro de 2023 às 12h17.

A representação do Brasil em território palestino conseguiu entrar em contato com brasileiros em Rafah, cidade na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, na manhã deste sábado. O grupo segue em segurança. Os diplomatas, porém, ainda tentam contato com os brasileiros que estão abrigados em Khan Younes, a cerca de 10 km da fronteira.

Em Rafah, os brasileiros tentam comprar comida e água para os próximos dias, mantimentos estão no fim e o acesso a mercados ou centros de compras está cada vez mais difícil.

"Nosso escritório conseguiu falar rapidamente com o único canal que conseguimos manter em Rafah. Seguimos tentando contato com os de Khan Younes", disse o embaixador Alessandro Candeas.

Ajuda brasileira

No total, 34 pessoas pediram ajuda do governo brasileiro para sair de Gaza: 24 brasileiros e 10 palestinos com autorização para imigração. Em Rafah, estão 18 pessoas, as outras 16 estão em Khan Younes.

O Brasil aguarda a abertura da fronteira para conseguir retirar essas pessoas de Gaza pelo Egito e embarcá-los num avião.

Acompanhe tudo sobre:Faixa de Gaza

Mais de Brasil

STF mantém prisão de Daniel Silveira após audiência de custódia

Suspeitas de trabalho análogo à escravidão em construção de fábrica da BYD na Bahia

PF abre inquérito para apurar supostas irregularidades na liberação de R$ 4,2 bilhões em emendas

Natal tem previsão de chuvas fortes em quase todo o país, alerta Inmet