Brasil

Estudantes relatam erros no Sisu e ministro diz que não há problemas

O Ministério Público Federal pediu a suspensão das inscrições e alteração dos calendários 2020 do Sisu, do Fies e do Prouni

Abraham Weintraub: ministro da Educação afirmou que a lentidão no sistema se deve ao grande volume de pessoas entrando no site (Gabriel Jabur/MEC/Flickr)

Abraham Weintraub: ministro da Educação afirmou que a lentidão no sistema se deve ao grande volume de pessoas entrando no site (Gabriel Jabur/MEC/Flickr)

AB

Agência Brasil

Publicado em 24 de janeiro de 2020 às 19h52.

Estudantes relataram na tarde desta sexta-feira (24), em redes sociais, erros no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como inscrições duplicadas nas primeira e segunda opções e o aumento correspondente das notas de corte em razão do cálculo errado.

Em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia nesta tarde, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que não há problemas no Sisu. Segundo o ministro, "está tudo sob controle". "Se tivesse qualquer erro já teria sido paralisado. E assim que terminar o processo a gente vai dar transparência para todo mundo. Sistema está lento porque houve volume gigantesco", comentou o titular do MEC.

De acordo com alguns relatos publicados, o sistema estaria considerando o candidato apto nas duas opções de cursos pretendidos, o que pode elevar as notas de corte. "Consertem as notas de corte. Você não pode estar dentro das vagas na primeira e segunda atenção opção. Isso é básico", diz um perfil no Twitter. Outro perfil publicou uma imagem que mostra a nota zerada.

MPF

Nesta tarde, o Ministério Público Federal pediu, por meio da Procuradoria Regional dos Diretos do Cidadão (PRDC) em Minas Gerais, a suspensão das inscrições e alteração dos calendários 2020 do Sisu, do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

O MPF pediu à Justiça Federal que seja feita uma auditoria no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Também foi solicitado que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realize nova conferência dos gabaritos dos alunos que fizeram o exame.

Enem

As notas do Enem 2019 foram divulgadas no dia 17 de janeiro. Após a divulgação, o ministério identificou inconsistências na correção de algumas provas. Por causa do problema, o prazo de inscrições no Sisu, que terminaria hoje, foi prorrogado até domingo (26) para, segundo a pasta, evitar prejuízo aos candidatos.

Os resultados das inscrições do Sisu serão divulgados no dia 28 de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:EnemMEC – Ministério da EducaçãoProuniSisu

Mais de Brasil

Lira encerra mandato na presidência da Câmara e diz que não terá problemas em voltar a ser deputado

Veja como votou cada deputado na proposta do pacote de corte de gastos

TSE forma maioria para rejeitar candidatura de suspeito de envolvimento com milícia

Fim do DPVAT? Entenda o que foi aprovada na Câmara e o que acontece agora