Brasil

Após um ano e meio, Cantareira sai do volume morto

O aumento no volume de chuvas ajudou na recuperação dos reservatórios.


	Sistema Cantareira, represas de Jaguari-Jacareí, na região de Bragança Paulista
 (Vagner Campos/A2 Fotografia/Fotos Públicas)

Sistema Cantareira, represas de Jaguari-Jacareí, na região de Bragança Paulista (Vagner Campos/A2 Fotografia/Fotos Públicas)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 30 de dezembro de 2015 às 09h43.

São Paulo - Após 18 meses, os reservatórios do Sistema Cantareira finalmente conseguiram sair do volume morto (reservas do fundo das represas). 

Segundo o boletim diário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o principal sistema hídrico de abastecimento da Grande São Paulo atingiu um nível de água de 29,3% nesta quarta-feira (30). Este índice leva em consideração o volume total de água acumulada em relação ao volume útil.

Já o segundo índice (volume útil), que considera o total armazenado pelo volume total do Cantareira, subiu de 22,4% para 22,6%.

O intenso volume de chuvas dos últimos dois meses foi o que ajudou a tirar os reservatórios do vermelho. Só neste mês, as represas acumularam 258,2 mm de água – bem acima da média histórica de dezembro que registrou 219,4 mm. 

A última queda no volume de água do Cantareira, responsável pelo fornecimento de água para os mais de 5,2 milhões de habitantes da capital, foi há mais de dois meses, quando o nível caiu de 15,7% para 15,6%. 

Porém, vale ressaltar que mesmo com a recuperação, o problema não foi resolvido. Antes da seca que alastrou a cidade em maio de 2014 e fez as reservas serem utilizadas pela primeira vez para suprir os habitantes, os reservatórios operavam com cerca 50% de sua capacidade.

É preciso atentar ao período seco, que chega em abril.

Veja, aqui, a situação diária dos reservatórios de água em São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Chuvas

Mais de Brasil

Investigação aponta quatro servidores da Receita que vazaram dados do STF

Receita diz que não 'tolera desvios' após operação da PF sobre possíveis vazamentos de dados

Desfile de Carnaval no Rio: Anac notifica Portela por drone na Sapucaí

Bolsonaro teve tontura durante caminhada e está bem, diz Michelle