Brasil

Comitiva do COI faz nova vistoria na preparação do Rio

"As coisas estão indo muito bem, dentro do prazo, estão acontecendo", garantiu o prefeito do Rio, Eduardo Paes

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2011 às 22h58.

Rio - Representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) estão no Rio para conferir o andamento das obras e dos preparativos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O grupo chefiado pela presidente da Comissão de Coordenação do COI para a Olimpíada do Rio, a marroquina Nawal El Moutawakel, se reuniu nesta terça-feira, a portas fechadas, com autoridades brasileiras e também participou da inauguração de uma estação de BRT (Bus Rapid Transit) na zona oeste da cidade.

A reunião, que tem o nome de Project Review (revisão do projeto) continua nesta quarta-feira. O encontro acontece duas vezes por ano nas cidades que recebem a Olimpíada, mas é diferente da visita oficial do COI, realizada em junho, no Rio.

Nesta terça-feira, o único a falar com a imprensa foi o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ainda antes da reunião com a comitiva do COI. "As coisas estão indo muito bem, dentro do prazo, estão acontecendo", disse ele.

Segundo o prefeito, a grande mudança desde a última reunião, realizada em abril, é o fim do concurso para a escolha da empresa que fará o projeto arquitetônico do Parque Olímpico, que abrigará instalações esportivas para 15 modalidades e o centro de imprensa - uma companhia inglesa foi a vencedora. "Avançamos no processo de uma PPP (parceria público-privada) ali, fizemos a audiência pública esta semana e no fim do mês deve ser lançado o edital", afirmou o prefeito.

Também participaram da reunião o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, e a presidente da Autoridade Pública Municipal, Maria Silva Bastos Marques.

Nesta quarta-feira, uma equipe técnica do COI vai visitar as obras de reforma do Maracanã, mas a cúpula seguirá reunida na sede do COB, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEsportesInfraestruturaMetrópoles globaisOlimpíadasRio de Janeiro

Mais de Brasil

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado