Com covid-19, Osmar Terra é internado na PUC-RS para exames
Deputado anunciou há 10 dias o diagnóstico e informou que já estava se tratando com cloroquina e ivermectina, medicamentos sem eficácia comprovada
Osmar Terra: boletim médico informou que o deputado "encontra-se estável e sentido-se confortável, com bom padrão respiratório (Marcos Corrêa/PR/Flickr)
23 de novembro de 2020, 21h46
O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) foi internado, neste domingo, em um hospital de Porto Alegre, 10 dias após anunciar que testou positivo para a Covid-19. Em um boletim médico, o Hospital São Lucas da PUC-RS informou que o paciente estava estável.
Antes, em uma postagem nas redes sociais, Terra afirmou que a internação tem como objetivo "acelerar a volta ao trabalho o mais breve possível", após a realização de exames de avaliação da evolução do quadro clínico e sessões de fisioterapia.
Segundo a assessoria de imprensa do deputado, a internação foi feita como medida de precaução por ser do grupo de risco, já que o deputado tem 70 anos de idade. O Hospital São Lucas da PUC-RS informou que Terra seguirá em observação nos próximos dias e a expectativa é que ele receba alta na terça-feira.
Em boletim médico divulgado no começo da tarde desta segunda-feira, assinado pelo diretor-clínico Saulo Gomes Bornhorst, o hospital informa que Osmar Terra "encontra-se estável e sentido-se confortável, com bom padrão respiratório, respondendo às medidas adotadas até o momento".
O anúncio de que havia sido diagnosticado com a Covid-19 veio através de uma postagem no Twitter, no dia 13 de novembro. Na época, o deputado informou que estava bem e assintomático, e que já tinha iniciado o tratamento com hidroxicloroquina e ivermectina, dois medicamentos sem eficácia comprovada para agir contra a doença.
"Comunico aos que me seguem que testei positivo para COVID-19. Estou bem e sem sintomas. Já Iniciei tratamento precoce com hidroxicloroquina e ivermectina. Comecei o isolamento em casa e cumprirei minha agenda de forma remota nos próximos dias seguindo as instruções médicas", informou Terra.
Mesmo durante o período em que estava contaminado, Osmar Terra manteve o posicionamento negacionista nas redes sociais. Desde o comando de Henrique Mandetta no Ministério da Saúde, ele segue como um dos principais críticos às medidas de isolamento social para controlar a pandemia e se tornou um aliado do presidente Jair Bolsonaro na defesa dos medicamentos sem comprovação científica.
Últimas Notícias
Lula ainda não tem base garantida para aprovar agenda econômica, dizem analistas
Há menos de um minuto • 1 min de leituraMoraes nega versão de Marcos do Val e diz que senador se negou a formalizar denúncia
Há menos de um minuto • 1 min de leituraCheguei constitucionalmente ao poder, mas impeachment é um trauma, diz Michel Temer
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais