Brasil

CNH eletrônica já pode ser testada por motoristas

O aplicativo CNH-e permitirá aos motoristas terem acesso ao arquivo digital da carteira de habilitação por meio do telefone celular

CNH: a versão de demonstração do app está disponível para aparelhos com sistema operacional Android (Foto/Reprodução)

CNH: a versão de demonstração do app está disponível para aparelhos com sistema operacional Android (Foto/Reprodução)

AB

Agência Brasil

Publicado em 29 de agosto de 2017 às 16h38.

Priorizar nos meus resultados Google

Uma versão de teste da Carteira Nacional de Habilitação eletrônica já está disponível para ser baixada pelos motoristas. O documento digital será usado a partir de fevereiro de 2018, e terá o mesmo valor jurídico do impresso.

A versão de demonstração do aplicativo CNH-e está disponível apenas para aparelhos com sistema operacional Android e pode ser encontrado na internet.

O aplicativo, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), permitirá aos motoristas terem acesso ao arquivo digital da CNH por meio do telefone celular.

O aplicativo deverá estar disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play até fevereiro do próximo ano.

Como vai funcionar

Com a CNH eletrônica, os agentes de trânsito poderão checar os dados dos documentos por meio do mesmo aplicativo, que fará a leitura do QRCode.

Assim, o motorista poderá apresentar o documento digital a qualquer autoridade de trânsito, evitando multas caso tenha esquecido ou perdido o documento impresso.

A habilitação física continuará sendo emitida aos condutores que a solicitarem aos departamentos de trânsito estaduais.

Futuramente, o motorista também poderá conferir, pelo aplicativo, a pontuação de infrações cometidas, ser avisado quando a CNH estiver perto de vencer e saber sobre campanhas de trânsito.

Acompanhe tudo sobre:CarrosTrânsitoCarteira de habilitação (CNH)Documentação

Mais de Brasil

7 de Setembro: Flávio Bolsonaro realiza ato na Paulista com Tarcísio, Nikolas e Michelle

7 de Setembro: Lula mantém agenda institucional e participa de desfile em Brasília

Lula em Brasília e Flávio Bolsonaro em SP: como será o 7 de Setembro dos candidatos

Lula volta a defender soberania e diz que Brasil não deve ‘baixar a cabeça’ para estrangeiros