Brasil

Ciro critica teto e diz que obstáculos para melhora da educação serão removidos

Com críticas a regras fiscais que limitam o orçamento, como o teto de gastos, o pedetista declarou que todo obstáculo que impeça a educação no Brasil de avançar

Estou obrigado, se for eleito, a aplicar em educação o que foi aplicado por Bolsonaro, mais 7%. (EVARISTO SA / AFP/Getty Images)

Estou obrigado, se for eleito, a aplicar em educação o que foi aplicado por Bolsonaro, mais 7%. (EVARISTO SA / AFP/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de setembro de 2022 às 12h46.

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou, durante entrega do "Plano País para a Infância e a Adolescência", promovido pelo movimento Agenda 227, que a educação será uma "prioridade absoluta" de um eventual governo.

Com críticas a regras fiscais que limitam o orçamento, como o teto de gastos, o pedetista declarou que todo obstáculo que impeça a educação no Brasil de avançar "será removido por uma profunda reforma das estruturas institucionais do Brasil". "Estou obrigado, se for eleito, a aplicar em educação o que foi aplicado por Bolsonaro, mais 7%. Isso é absolutamente cretino", afirmou, em crítica à âncora fiscal.

Para melhorar a educação no País, Ciro disse ser necessário mudar o padrão pedagógico, além reestruturar e "motivar" todo o magistério. "Dar o status social de uma classe média alta como salário compatível a isso", afirmou.

O candidato falou em aplicar padrões de excelência e avaliações individuais e coletivas nas instituições de ensino, além de premiações de desempenho. Para o candidato, é possível pôr a educação brasileira entre as dez melhores do mundo em 15 anos.

Ciro também ponderou que, atualmente, a violência é um dos maiores problemas do País, e afirmou que, para diminuir a violência entre jovens e adolescentes, planeja investir em escolas integrais e de ensino técnico.

O "Plano País para a Infância e a Adolescência", elaborado pela Agenda 237, reúne 148 propostas em defesa dos direitos da infância e adolescência e foi enviado a todas as candidaturas presidenciais com o objetivo de que ações sejam implementadas pelo próximo governo eleito.

Veja também: 

Garcia promete recuperação do Rio Tietê com entrega de ligações de esgoto

PGR pede manutenção do sigilo de mensagens entre Aras e empresário

Acompanhe tudo sobre:Ciro GomesEleiçõesPolítica

Mais de Brasil

Tarcísio estima economia de R$ 1,7 bi por ano com auditoria de aposentadorias e prova de vida

Às vésperas de posse na Petrobras, Magda Chambriard já dá expediente na companhia

PF pede inquérito contra Chiquinho Brazão por suspeita de desvio de emendas parlamentares

Claudio Castro é absolvido após TRE-RJ formar maioria contra cassação

Mais na Exame