Acompanhe:

Chama olímpica chega ao Rio a 2 dias da abertura dos Jogos

O fogo atravessou a Baía de Guanabara de barco entre Niterói e o Rio em um veleiro tripulado por vários velejadores medalhistas olímpicos do Brasil

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Chama: a chama teve o prefeito Eduardo Paes como primeiro condutor do revezamento pelas ruas da cidade
 (Reprodução / Twitter @Rio2016)

Chama: a chama teve o prefeito Eduardo Paes como primeiro condutor do revezamento pelas ruas da cidade (Reprodução / Twitter @Rio2016)

D
Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2016 às, 10h04.

Rio de Janeiro - A chama olímpica desembarcou no Rio de Janeiro nesta quarta-feira de manhã, sob céu nublado, e foi recebida pelo prefeito Eduardo Paes das mãos dos ex-velejadores Torben e Lars Grael para um primeiro passeio pela cidade, a dois dias da aguardada cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016.

O fogo, protegido dentro de uma lanterna, atravessou a Baía de Guanabara de barco entre Niterói e o Rio em um veleiro tripulado por vários velejadores medalhistas olímpicos do Brasil, em uma homenagem a um dos esportes em que o país mais subiu ao pódio em Jogos Olímpicos.

Após desembarcar na cidade-sede da Olimpíada por volta das 9h15, a chama teve o prefeito Eduardo Paes como primeiro condutor do revezamento pelas ruas da cidade.

O percurso inclui uma volta no recém-inaugurado Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até a Cinelândia, onde a tocha passará em frente ao Theatro Municipal.

Do centro do Rio, o símbolo olímpico será levado para diversas cidades da Baixada Fluminense nesta quarta, voltando à sede dos Jogos na quinta-feira para um novo revezamento de dois dias até a cerimônia de abertura no estádio do Maracanã, onde acenderá a pira olímpica.

Existe uma preocupação das autoridades com possíveis protestos contra a tocha, depois de alguns incidentes registrados em outras cidades do Estado do Rio, como Angra dos Reis e Niterói.

Acesa em uma cerimônia tradicional em Olímpia, na Grécia, a chama chegou ao Brasil em 3 de maio, em Brasília, e desde então percorreu mais de 300 cidades de todos os Estados do país até a chegada nesta quarta-feira no Rio de Janeiro.

O nome do último carregador da tocha, que vai acender a pira, é mantido sob sigilo, mas o tricampeão mundial de futebol Pelé revelou na terça-feira que foi consultado pela organização sobre a possibilidade.

Na semana passada, fontes disseram à Reuters que, além de Pelé, Torben Grael e o ex-tenista Gustavo Kuerten também estavam entre os cotados para acender a pira olímpica durante a cerimônia de abertura.

Últimas Notícias

Ver mais
Governador do Rio pede nova prorrogação da Força Nacional no estado
Brasil

Governador do Rio pede nova prorrogação da Força Nacional no estado

Há 16 horas

Quem é quem no assassinato de Marielle Franco? Entenda o andamento do caso na Justiça
Brasil

Quem é quem no assassinato de Marielle Franco? Entenda o andamento do caso na Justiça

Há um dia

Eleições 2024: quem são os pré-candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro?
Brasil

Eleições 2024: quem são os pré-candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro?

Há 2 dias

Olímpiadas 2024: quantos dias faltam para os jogos de Paris?
Esporte

Olímpiadas 2024: quantos dias faltam para os jogos de Paris?

Há 3 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais