Caixa agora admite mudança no Bolsa Família antes de boato

Folha de S. Paulo revela que banco antecipou, sem aviso prévio, o calendário de pagamentos do programa

São Paulo – Uma alteração no calendário dos pagamentos do programa social do governo federal Bolsa Família, sem aviso prévio, pode ter iniciado uma onda de boatos que resultou em saques de 152 milhões de reais do benefício no final de semana passado. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a reportagem, a Caixa Econômica Federal alterou a posição oficial e agora admite ter antecipado o pagamento para a sexta-feira, dia 17, com o objetivo de melhorar o Cadastro de Informações Sociais.

Os boatos sobre o fim do programa assustaram milhares de beneficiados durante o final de semana passado. Filas e tumultos se formaram nas agências do banco em todo o país. Foram realizados 920 mil saques neste período.

A presidente Dilma Rousseff definiu o incidente como "absurdamente desumano" e solicitou que a Polícia Federal investigasse o caso. Na terça-feira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sugeriu que a ação possa ter sido “orquestrada” devido à velocidade com que os boatos se espalharam.

Os primeiros resultados da investigação da PF apontam para a possibilidade do boato ter surgido a partir de ligações originadas por telemarketing.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.