Brasil

Caiado pede convocação de ministro após alerta sobre zika

Após a OMS emitir alerta em que declara o zika uma emergência global, o senador apresentou requerimento para convocar o ministro da Saúde, Marcelo Castro


	Ronaldo Caiado (DEM-GO): senador quer que Castro preste informações sobre a situação alarmante do crescimento dos casos de microcefalia relacionados ao vírus
 (Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

Ronaldo Caiado (DEM-GO): senador quer que Castro preste informações sobre a situação alarmante do crescimento dos casos de microcefalia relacionados ao vírus (Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2016 às 18h48.

Brasília - Logo após a Organização Mundial de Saúde ter emitido um alerta em que declara o zika vírus uma emergência global, o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), apresentou nesta segunda-feira, 1º, um requerimento para convocar o ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB).

O senador quer que Castro preste informações sobre a situação alarmante do crescimento dos casos de microcefalia relacionados ao vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

O pedido foi apresentado na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado e terá de ir a votação no colegiado.

Para Caiado, que é médico, o alerta emitido pela OMS demonstra a necessidade de uma grandiosa estrutura de combate ao mosquito transmissor. Ele também vai cobrar esclarecimentos sobre como o governo federal tem financiado e dado suporte a pesquisas que buscam erradicar a doença.

"Como médico, não posso deixar de me atentar para os números que dão a verdadeira proporção dessa calamidade e para as políticas públicas para o setor de pesquisa. O ministro precisa vir prestar satisfação do que está sendo feito. Até pelo histórico anterior de trapalhadas no Ministério da Saúde, o Congresso não pode fechar os olhos e achar que o Palácio do Planalto está dando conta de fazer tudo que precisa", afirmou Caiado, em nota.

Acompanhe tudo sobre:DoençasOMS (Organização Mundial da Saúde)Zika

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso