Acompanhe:

Brasil vai cansar da polarização política, diz FHC

Ex-presidente afirmou que o país sempre se mobiliza em função das eleições e defendeu que o "centro democrático" deve começar a trabalhar

Modo escuro

Continua após a publicidade
Fernando Henrique Cardoso: ex-presidente falou sobre as possibilidades para as próximas eleições no país (Andrew Burton/Getty Images)

Fernando Henrique Cardoso: ex-presidente falou sobre as possibilidades para as próximas eleições no país (Andrew Burton/Getty Images)

E
Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de outubro de 2019 às, 15h42.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta segunda-feira, 7, que integrantes do "centro democrático" precisam começar a "trabalhar já" para superar a polarização política que se instalou na sociedade brasileira nos últimos anos. "É possível unir o centro democrático progressista, mas é preciso começar a trabalhar já", disse à reportagem após um evento no Instituto Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, sobre inteligência artificial e privacidade de dados.

Questionado se vê essa articulação ocorrendo, disse que ainda é cedo. "O Brasil se mobiliza sempre em função da eleição. Vai demorar um pouquinho, mas acredito que haverá um certo cansaço da polarização". Perguntado se o momento está chegando, respondeu: "Espero".

O jornal O Estado de S. Paulo mostrou em setembro que um grupo de lideranças tem se mobilizado para viabilizar a construção de uma alternativa de centro na política nacional. Eles defendem uma agenda liberal na economia e "progressista" na área social.

Entre os apoiadores, nomes como o economista e ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, líderes políticos como o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung (sem partido) e o presidente do Cidadania, Roberto Freire. A articulação tem na figura do apresentador Luciano Huck um possível candidato "outsider" à Presidência da República. A possibilidade foi aventada ano passado, mas não vingou.

O tucano também demonstrou preocupação com as fake news, que têm tido papel decisivo em processos eleitorais ao redor do mundo. "Na política, um bom demagogo não precisa da realidade, ele cria uma realidade virtual. (Diz) eu sou vítima, e acabou. Conta a história e o pessoal acredita". O ex-presidente defendeu a regulação e a capacitação dos profissionais de diferentes meios para lidar com a realidade de uma sociedade cada vez mais conectada.

Durante sua fala no evento, Fernando Henrique comentou que a política é um dos setores mais resistentes aos avanços e às inovações tecnológicas. "Os partidos não conseguiram entender o que vivemos hoje", afirmou. Para FHC, a crise da democracia representativa vivida hoje no Brasil é um fenômeno global. "As pessoas estão com medo do que vem pela frente, medo do futuro. Há um movimento de polarização e irracionalidade que não é só aqui, é mais amplo".

Últimas Notícias

Ver mais
Portugal: Centro-direita faz acordo com socialistas para destravar votação para o Legislativo
Mundo

Portugal: Centro-direita faz acordo com socialistas para destravar votação para o Legislativo

Há 16 horas

Como ser mesário: o que faz e como trabalhar nas eleições 2024
Guia do Cidadão

Como ser mesário: o que faz e como trabalhar nas eleições 2024

Há um dia

PL lança nome em Campo Grande e pode separar palanques de Bolsonaro e Tereza Cristina
Brasil

PL lança nome em Campo Grande e pode separar palanques de Bolsonaro e Tereza Cristina

Há um dia

Pela primeira vez, Brasil questiona inabilitação de candidata da oposição na Venezuela
Mundo

Pela primeira vez, Brasil questiona inabilitação de candidata da oposição na Venezuela

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais