Brasil

Bope vai ocupar Mangueira até junho para instalar UPP

A favela terá Unidade de Polícia Pacificadora inaugurada antes do Complexo da Penha e do Alemão

Ocupação do Bope faz parte do esforço de segurança para a Copa do Mundo, em 2014 (Andre Valentim/VIP)

Ocupação do Bope faz parte do esforço de segurança para a Copa do Mundo, em 2014 (Andre Valentim/VIP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2011 às 10h37.

Priorizar nos meus resultados Google

Rio de Janeiro - O governo do Rio de Janeiro anunciou oficialmente nesta manhã que o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Batalhão de Choque vão ocupar o Morro da Mangueira, na zona norte da capital fluminense, até "meados de junho" para a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na favela. Ainda segundo o governo, as UPPs do Complexo da Penha e do Alemão serão inauguradas até o fim do ano.

A UPP da Mangueira fechará o cinturão de segurança do Maciço da Tijuca, que compreende também as comunidades dos morros do Turano, Salgueiro, Formiga, Andaraí, Borel, Macacos e São João, todas próximas ao Maracanã e Maracanãzinho, os principais equipamentos esportivos da cidade para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Segundo a nota do governo do Rio, "com o fechamento deste cinturão, o trajeto até o complexo esportivo poderá ser feito desde a Zona Sul, passando pelo Centro da cidade, sem que se passe ao lado de favelas dominadas por traficantes".

Acompanhe tudo sobre:OlimpíadasRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisEsportesFutebolCrimeDrogasCopa do Mundo

Mais de Brasil

Crime organizado e desmatamento na Amazônia seguem rastro do 'narcogarimpo', diz estudo

A um mês do 1º turno, pesquisas mostram queda da distância entre Lula e Flávio Bolsonaro

Agregador Inteligov/EXAME: Ciro tem 44,45% e Elmano, 39,77%, no 1º turno no Ceará

Agregador Inteligov/EXAME: ACM Neto tem 46,01% e Jerônimo, 39,76%, no 1º turno na Bahia