Brasil

Bolsonaro tem reprovação de 50% na gestão durante pandemia, diz Datafolha

Pesquisa mostra que a insatisfação do brasileiro aumentou 17 pontos percentuais comparado ao mês de março. Já a aprovação se mantém em 27%

Datafolha: 33% acham que Bolsonaro é "muito responsável" pelo avanço da pandemia no país (Isac Nóbrega/Agência Brasil)

Datafolha: 33% acham que Bolsonaro é "muito responsável" pelo avanço da pandemia no país (Isac Nóbrega/Agência Brasil)

AO

Agência O Globo

Publicado em 29 de maio de 2020 às 08h35.

Última atualização em 29 de maio de 2020 às 09h06.

A avaliação de como o presidente Jair Bolsonaro conduz a crise na Saúde em meio à pandemia do novo coronavírus é ruim ou péssima para 50% dos entrevistados pelo Datafolha. Pesquisa divulgada nesta sexta-feira mostra que a insatisfação do brasileiro aumentou 5 pontos percentuais em relação ao mês anterior e 17 pontos percentuais comparado ao mês de março. Já a aprovação se mantém em 27%. Outros 22% classificam sua atuação como regular.

Quando analisada a responsabilidade do presidente pelo avanço da pandemia, 33% dos entrevistados o acham "muito responsável" ante 20% dos que o veem como "pouco responsável". Outros 45% dizem que o Bolsonaro "não é responsável" e 3% dizem não ter opinião.

A insatisfação de como Bolsonaro conduz a crise é maior na Região Nordeste (52%) e também entre os mais ricos (quem ganha mais de 10 salários mínimos) e mais instruídos, 62% e 57%, respectivamente.

Desempenho da Saúde em queda

O Datafolha também ouviu as pessoas a respeito do desempenho do Ministério da Saúde durante a crise. A aprovação que havia subido de 55% para 76% está agora em 45%. Para 21% é ruim ou péssimo. Outros 32% dos entrevistados acham regular e 2% não sabem.

O instituto também avaliou a performance dos governadores diante da crise sanitária e comprovou mais uma vez que governantes dos estados têm desempenho melhor do que Bolsonaro. Metade dos brasileiros classifica a atuação deles como ótima ou boa ante 25% de ruim ou péssima. Outros 24% acham reegular e 1% diz não saber.

Por Região, os governadores do Sul têm melhor avalição (68% de ótimo e bom). Os do Nordeste têm aprovação de 53% , do Norte/Centro-Oeste, 52%, e do Sudeste, 50%.

O instituto ouviu 2.069 pessoas no início da semana (25 e 26 de maio). A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusDatafolhaJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Enel afirma que ainda não tem prazo para restabelecimento total da energia em São Paulo

Rio Paraguai registra mínima histórica em ano mais seco no Pantanal

Aneel convoca reunião com a Enel após 40 horas de falta de energia em SP

Enel é privatizada? Entenda a relação da empresa com o governo e suas obrigações em caso de apagão