- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Bolsonaro tem reprovação de 50% na gestão durante pandemia, diz Datafolha
Pesquisa mostra que a insatisfação do brasileiro aumentou 17 pontos percentuais comparado ao mês de março. Já a aprovação se mantém em 27%
Modo escuro
Datafolha: 33% acham que Bolsonaro é "muito responsável" pelo avanço da pandemia no país (Isac Nóbrega/Agência Brasil)
Publicado em 29 de maio de 2020 às, 08h35.
Última atualização em 29 de maio de 2020 às, 09h06.
A avaliação de como o presidente Jair Bolsonaro conduz a crise na Saúde em meio à pandemia do novo coronavírus é ruim ou péssima para 50% dos entrevistados pelo Datafolha. Pesquisa divulgada nesta sexta-feira mostra que a insatisfação do brasileiro aumentou 5 pontos percentuais em relação ao mês anterior e 17 pontos percentuais comparado ao mês de março. Já a aprovação se mantém em 27%. Outros 22% classificam sua atuação como regular.
Quando analisada a responsabilidade do presidente pelo avanço da pandemia, 33% dos entrevistados o acham "muito responsável" ante 20% dos que o veem como "pouco responsável". Outros 45% dizem que o Bolsonaro "não é responsável" e 3% dizem não ter opinião.
A insatisfação de como Bolsonaro conduz a crise é maior na Região Nordeste (52%) e também entre os mais ricos (quem ganha mais de 10 salários mínimos) e mais instruídos, 62% e 57%, respectivamente.
Desempenho da Saúde em queda
O Datafolha também ouviu as pessoas a respeito do desempenho do Ministério da Saúde durante a crise. A aprovação que havia subido de 55% para 76% está agora em 45%. Para 21% é ruim ou péssimo. Outros 32% dos entrevistados acham regular e 2% não sabem.
O instituto também avaliou a performance dos governadores diante da crise sanitária e comprovou mais uma vez que governantes dos estados têm desempenho melhor do que Bolsonaro. Metade dos brasileiros classifica a atuação deles como ótima ou boa ante 25% de ruim ou péssima. Outros 24% acham reegular e 1% diz não saber.
Por Região, os governadores do Sul têm melhor avalição (68% de ótimo e bom). Os do Nordeste têm aprovação de 53% , do Norte/Centro-Oeste, 52%, e do Sudeste, 50%.
O instituto ouviu 2.069 pessoas no início da semana (25 e 26 de maio). A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.