Brasil

Bolsonaro diz que filiação ao Patriota está avançada e 'quase certa'

Após não conseguir tirar do papel o Aliança pelo Brasil, o presidente busca partido para poder concorrer à reeleição, em 2022

Jair Bolsonaro completa 66 anos neste domingo, 21 (Alan Santos/PR/Flickr)

Jair Bolsonaro completa 66 anos neste domingo, 21 (Alan Santos/PR/Flickr)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 17 de junho de 2021 às 14h17.

Última atualização em 17 de junho de 2021 às 14h57.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, durante conversa com apoiadores, que sua filiação ao Patriota está "quase certa", e voltou a comparar as conversas sobre procura por uma sigla com um casamento. "Tem de planejar bem para não dar problema", disse, nesta quinta-feira, 17.

A política vai seguir dando o tom na bolsa? Vai. E você pode aproveitar as oportunidades.  Aprenda a investir com a EXAME Academy

Desde a saída do PSL, em novembro de 2019, Bolsonaro está sem uma sigla. Após não conseguir tirar do papel o Aliança pelo Brasil, o presidente busca partido para poder concorrer à reeleição, em 2022.

O Patriota, com quem Bolsonaro tem mantido conversas sobre uma possível filiação, já abriga seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (RJ). O parlamentar entrou na legenda após deixar o Republicanos. A entrada da família Bolsonaro e de seus apoiadores no partido, no entanto, não é um consenso dentro do diretório nacional do Patriota.

Contrário à filiação do presidente, o vice-presidente do partido Ovasco Resende, reclama das exigências de Bolsonaro para entrar na sigla. Segundo Resende, o chefe do Executivo está exigindo o comando dos diretórios do Patriota em São Paulo, Rio e Minas Gerais, os três maiores colégios eleitorais do país.

O presidente aproveitou a conversa com apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada, para brincar com relação ao número da sigla o 51. "Já imaginou eu no Patriota com o número 51? Acho que aquele cara vai votar em mim", disse. Na conversa, no entanto, mesmo fazendo referências a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e respondendo a perguntas de apoiadores sobre o petista, Bolsonaro evitou falar o nome do adversário político.

Quer saber tudo sobre a corrida eleitoral de 2022? Assine a EXAME e fique por dentro.

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroPatriota (partido político)Eleições 2022

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos