Brasil

BC deve promover 4 altas de 0,5 ponto nos juros, prevê Citi

Economista Marcelo Kfoury diz que, se o quadro da inflação piorar até março, ritmo do aperto pode subir para 0,75 p.p.

Marcelo Kfoury, do Citi: "Ajuste fiscal rigoroso ajudaria o BC no combate à inflação" (Divulgação/Citi Brasil)

Marcelo Kfoury, do Citi: "Ajuste fiscal rigoroso ajudaria o BC no combate à inflação" (Divulgação/Citi Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2011 às 14h35.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - Com o objetivo de trazer gradativamente as expectativas inflacionárias para o centro da meta, o Banco Central deve promover quatro altas de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros. A primeira será nesta quarta-feira (19), quando o Comitê de Política Monetária (Copom) reúne-se pela primeira vez sob o comando de Alexandre Tombini.

A previsão é do economista-chefe do Citi Brasil, Marcelo Kfoury, que participou nesta segunda-feira (17) do programa “Momento da Economia”, na Rádio EXAME.

O boletim Focus desta semana elevou pela 6ª vez consecutiva a estimativa para o IPCA neste ano. Kfoury lembra que, desde que o Copom parou de subir os juros, em setembro, a projeção de inflação passou de 4,87% para 5,42%.

“Ninguém tem um modelo perfeito para prever a inflação. Então, o segredo do sistema de metas de inflação é as pessoas acreditarem que o Banco Central, independentemente dos choques do presente, vai colocar a inflação na meta no médio e longo prazos. Se as pessoas não acreditarem, fica mais custoso, ou seja, precisa de mais juros para recolocar a inflação na meta.”

 

O economista diz que um ajuste fiscal mais rigoroso ajudaria bastante o Banco Central nessa tarefa. “Se você tem a política fiscal e a política monetária coordenadas para desaquecer um pouco a economia, você tem uma ajuda para diminuir a inflação de serviços.”

Na entrevista (para ouvi-la na íntegra, basta clicar na imagem ao lado), o economista-chefe do Citi Brasil avalia a possibilidade de o Banco Central adotar outras medidas pontuais na área de crédito.

Teste: Prove aqui que você é um expert em Copom

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroEstatísticasInflaçãoIndicadores econômicosBanco CentralPolítica fiscalJurosSelicCopom

Mais de Brasil

Lula domina repercussão do debate da Band nas redes e Flávio, no Telegram, aponta Palver

Por que alguns locais de votação mudaram no 2º turno? Veja como consultar

Quais serão as próximas pesquisas para presidente antes do 2º turno?

Janones está estável após arritmia cardíaca e deve deixar UTI em 48 horas